Trato por Laguna usa tabuleiro para educação ambiental
Trato por Laguna / Acervo CASAN
Desenvolvido pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), o Projeto Trato por Laguna vem unindo diversão e aprendizado para sensibilizar a comunidade sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto para conservação ambiental e a saúde pública.
A equipe utiliza um tabuleiro gigante adaptado pela educadora ambiental da Companhia Renata Oliveira como ferramenta educativa para que os participantes se tornem peças vivas de um jogo interativo.
“Com o tabuleiro, conseguimos promover interação e despertar maior interesse pelo tema”, destaca Renata, que integra a Rede de Multiplicadores Ambientais da CASAN e colabora com as ações do Trato por Laguna.
O funcionamento é simples: os participantes assumem o papel das peças e se deslocam pelo tabuleiro de acordo com o número sorteado em um dado gigante. Ao cair em uma casa temática, o jogador deve cumprir a tarefa proposta para continuar avançando. As missões envolvem desafios, perguntas e orientações sobre questões ambientais, sempre com foco na conscientização.
Mesmo que o objetivo seja chegar ao final antes dos demais, o foco principal está no aprendizado. Durante a atividade, conceitos como economia de água, descarte correto de resíduos e preservação dos ecossistemas são trabalhados de forma lúdica.
Por seu potencial educativo, o tabuleiro tem sido aplicado nas atividades de educação ambiental do Programa Trato por Laguna, desenvolvido pela JPR Ambiental a serviço da CASAN para orientar a população sobre a correta ligação de esgoto à rede de coleta da Companhia. “Percebemos um grande interesse dos estudantes quando apresentamos o tabuleiro”, destaca a engenheira ambiental Taize Vieira, da JPR.
O tabuleiro é um dos projetos finalista de uma premiação que será realizada no Encontro Técnico da CASAN neste mês em Chapecó. “Isso confirma que a execução atingiu os objetivos. Os participantes refletem sobre suas atitudes e levam para casa o aprendizado, tornando o jogo um processo eficaz e marcante”, comemora Renata.
Educação Ambiental / Como solicitar
Escolas interessadas em receber atividades de Educação Ambiental da CASAN fazer contato pela plataforma: www.eduambiental.casan.com.br/agendamento-escolas/
Trato por Laguna
O programa executa vistorias e orientação técnica gratuita sobre a correta ligação de esgoto à rede de coleta da CASAN.
Como agendar uma visita:
WhatsApp: (48) 9 9611-7706
Contato presencial: Rua Jorge Lacerda (Edifício Amândio – fundos da Udesc), 160, Progresso.
Bairros atualmente atendidos:
Mar Grosso, Magalhães, Navegantes, Vila Vitória, Progresso, Esperança, Portinho, Barbacena, Bela Vista, Campo de Fora, Centro, Jardim América e o Morro da Glória.
Números desde 2021:
Imóveis vistoriados: 7,1mil imóveis;
Imóveis regularizados: 4,4 mil;
Imóveis certificados: 5,5 mil (1,1 mil com primeira visita e 4,4 Mil após a vistoria e orientação do programa);
Imóveis ainda irregulares: 1,6 mil imóveis ainda não estão regulares.
Trato por Laguna / Acervo CASAN