Trato por Laguna comemora Dia Mundial pela Limpeza da Água com ação de conscientização
Além de orientar a população a respeito da correta ligação à rede de esgoto da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), as equipes do Trato por Laguna também têm auxiliado na conscientização sobre a preservação de rios e lagos. Em comemoração ao Dia Mundial pela Limpeza da Água (19 de setembro), o Trato aproveitou o último sábado (20) para visitar imóveis e conversar com moradores em ruas próximas à Lagoa Santo Antônio dos Anjos, a principal da cidade.
“O Programa Ambiental também tem esse papel: conscientizar para preservar. Desde o começo dessa iniciativa, em janeiro de 2021, já vistoriamos e certificamos mais de 15 mil imóveis. Isso garante que esse esgoto não é despejado irregularmente na lagoa e, consequentemente, não polui o patrimônio hídrico”, diz a engenheira ambiental Taize Vieira, da JPR Ambiental.O Trato por Laguna é um importante aliado da população lagunense, como destaca o chefe da Companhia, Diego Rodrigues. “Buscamos reforçar o trabalho das equipes para sensibilizar a todos sobre a importância da correta ligação de esgoto e a valorização das belezas naturais da cidade”.
Agende sua vistoria
Desde 2021, o programa Trato por Laguna já vistoriou mais de 15,3 mil imóveis. Os bairros que estão recebendo visitas e orientação técnica gratuita são: Portinho, Bela Vista, Progresso, Esperança, Centro, Vila Vitória, Magalhães, Navegantes, Mar Grosso, Jardim América e Campo de Fora.
Para agendar uma vistoria ou esclarecer dúvidas, os moradores podem fazer contato com a equipe do Trato por Laguna pelo WhatsApp (48) 99611-7706.
Trato por Laguna
Inspeções já realizadas desde janeiro de 2021: 15.342
Certificados: 5.663
Matrículas vistoriadas: 7.172
Imóveis que já estavam regulares desde a primeira inspeção: 1.174
Imóveis regularizados após orientação do programa: 4.991
Imóveis ainda irregulares: 1.336
Principais irregularidades encontradas
Caixa de gordura irregular: 4.956
Esgoto na rede pluvial: 437
Pluvial na rede de esgoto: 1.716
Imóvel não conectado na rede: 1.941
Fotos: Acervo CASAN.