Trato Pela Lagoa executa trabalhos de inspeção e educação ambiental
Florianópolis possui um novo Trato pelo Saneamento. Assim como aconteceu no Norte da Ilha, com o Trato pelo Capivari, agora ações de educação e de inspeção serão realizadas na Lagoa da Conceição.
O Trato Pela Lagoa é um novo programa da CASAN em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e a Teccivil Construções, empresa que vai executar um conjunto de ações com o objetivo regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição.
O trabalho será realizado em três frentes. A primeira é um diagnóstico voltado a mapear o tratamento e a disposição do esgoto produzido pela comunidade da Lagoa da Conceição, com as equipes do programa passando em todos os imóveis do bairro;
As equipes atuam também prestando consultoria técnica gratuita aos moradores da Lagoa, verificando, em cada imóvel inspecionado, se as ligações sanitárias estão corretas e orientando sobre o que fazer para arrumá-las;
Em paralelo, os profissionais atuam na conscientização, para educar e sensibilizar a população sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e cuidar da destinação adequada do esgoto gerado em cada imóvel, seja residencial ou comercial.
"O Trato Pela Lagoa fará um diagnóstico do tratamento e da disposição do esgoto produzido na Lagoa e oportunizará aos moradores, com inspeções diárias e equipes nas ruas todos os dias, a regularização de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais da região", afirma o engenheiro Francisco Pimentel, chefe da Agência Florianópolis da CASAN.
O programa, que terá duração inicial de um ano, com possibilidade de renovação, abrangerá a área central da Lagoa da Conceição, o Canto da Lagoa, o Porto da Lagoa e o Canto dos Araçás – tanto regiões atendidas quanto não atendidas pela rede coletora de esgoto.
Educação Ambiental
"A mensagem principal que queremos passar com o Trato é a de que todos nós, no saneamento, compartilhamos responsabilidades e devemos cuidar da destinação do esgoto gerado por cada um", completa Pimentel.
As inspeções do Trato Pela Lagoa tiveram início no mês de fevereiro, com distribuição de comunicados e realização de vistorias. Em campo, o programa conta com doze técnicos, divididos em seis equipes, além da coordenação.
Inspeções
O agendamento das inspeções fica a cargo do(a) morador(a) ou proprietário(a). Concluídos os testes, se o imóvel é considerado irregular, o(a) responsável recebe um documento indicando o que precisa ser corrigido e o respectivo prazo para regularização: de 30 dias, para problemas mais simples, e de improrrogáveis 15, em casos de esgoto na pluvial.
"O início dos trabalhos de rua nos indicou boa receptividade e engajamento dos moradores com a ideia e a mensagem do programa, relação que certamente se intensificará à medida que o Trato atinja mais e mais pessoas", diz o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções. "Os primeiros dias foram de agenda cheia e já temos dezenas de vistorias marcadas para março".
O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Rua Altenor Viêira, n. 132, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3209-4929 (WhatsApp).
Fotos: Trato pela Lagoa / Tito Pereira