[20/01/2026 13:13]
Trabalhos na obra de ampliação e modernização da ETE Insular são retomados

Depois de um 2025 marcado pela evolução no andamento das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, principal ETE de Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) retomou nesta semana as atividades no local. Agora, o foco está na execução da reforma das estruturas internas do prédio de tratamento preliminar, que abriga o sistema de gradeamento e desarenação do efluente para a remoção de sólidos grosseiros e areia. As obras de reforma da unidade foram iniciadas em dezembro e são necessárias para a recuperação da estrutura.
Durante o ano passado, a Companhia intensificou as ações para a construção das novas unidades de tratamento, atingindo a marca de 82,87% da estrutura civil concluída. Também foram executadas obras para a interligação das unidades de tratamento, montagem dos equipamentos internos e a restauração de antigas estruturas. Já para 2026, a CASAN vai trabalhar para a conclusão das estruturas em andamento com o objetivo de iniciar a operação. Entre elas, estão o reator MBBR e Digestor de lodo (Tanque 03), responsável por degradar a matéria orgânica do esgoto, e o tanque de lodo adensado, responsável pelo tratamento da parte sólida resultante da decantação do esgoto.
A ETE Insular é a principal Estação de Tratamento da Capital, responsável por receber o efluente sanitário de toda a região central, a mais populosa da Ilha. A ampliação e modernização da ETE vai permitir o aumento da capacidade de depuração em quase três vezes, possibilitando que novas regiões sejam beneficiadas pela infraestrutura, como os bairros José Mendes, Jardim Anchieta e Parque São Jorge e parte do Córrego Grande e Pantanal que ainda não estão conectadas ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) insular. As obras de ampliação do SES Insular têm investimento de R$245 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
.jpeg)
.jpeg)
Fotos: Acervo CASAN.