Trabalhadores da nova ETE Potecas participam de palestra sobre animais peçonhentos
Nesta época do ano, com o clima mais quente e úmido, a incidência de animais peçonhentos aumenta. No canteiro de obras da Nova ETE Potecas cerca de 90 trabalhadores participaram de uma palestras sobre o tema.
O objetivo foi alertar as equipes sobre o que fazer em caso de observação de animais peçonhentos, como cobras, aranhas, escorpiões e outras espécies venenosas. Os trabalhadores aprenderam o que fazer em caso de picada de cobra, como agir ao cruzar por um animal e os cuidados para prevenir acidentes.
A técnica em Saneamento do Projeto Socioambiental, Lara Chula Martins, explicou a importância de não interferir no animal quando ele estiver na natureza e acionar os bombeiros quando estiver em local fechado.
“Com o calor esses animais aparecem mais. Então, a conversa foi no sentido de prevenir a picada e também orientar o pessoal sobre o que fazer caso avistem uma cobra, por exemplo”.
No canteiro de obras foram colocados avisos em áreas de risco e alertas sobre as espécies mais perigosas, como as cobras jararaca , coral e cascavél, as mais presentes na região.
“O uso dos EPIs, do uniforme adequado, a botina e a calça, é muito importante porque reduz de 50% a 60% dos acidentes, tanto de cobras, serpentes, quanto outros animais pressanguentes, como aranhas e escorpiões”, completou a técnica em Saneamento.
Durante as obras da nova ETE Potecas, outras ações importantes foram realizadas com os trabalhadores, como orientações sobre as espécies que podem ser encontradas no canteiro de obra, semana do meio ambiente e ações de prevenção à dengue.
Nova ETE Potecas
A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual unidade com sistema de lagoas de estabilização.
A nova infraestrutura vai tratar o esgoto com tecnologia mais moderna, em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.

Projeto Socioambiental ETE Potecas / Acervo CASAN