Trabalhadores da nova ETE Potecas participam da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Foto: Acervo CASAN.
Como parte de um trabalho constante voltado à segurança dos trabalhadores, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) no canteiro de obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José. Ao todo, 70 colaboradores participaram das palestras e atividades educativas e preventivas. O principal objetivo foi alertar sobre a importância da segurança e saúde no trabalho. A semana de palestras também abordou temas como saúde mental, qualidade de vida e autocuidado.
O primeiro tema apresentado foi sobre saúde e segurança no trabalho, com o técnico de Segurança do Trabalho responsável pela obra, Wilson Candido. No segundo dia, a enfermeira do SESI, Sara Bacin de Freitas, conversou com os trabalhadores sobre tabagismo, álcool e vícios. Já Márcio Marchi, motorista profissional, palestrou sobre Segurança no trânsito. No quarto dia de palestras, a enfermeira do SESI, Eduarda da Silva dos Anjos, falou sobre as chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para fechar a SIPAT, um tema bastante atual foi abordado pela Psicóloga do SESI, Gisele Molon: Saúde mental e dependência de itens eletrônicos.
.jpeg)
Palestra sobre tabagismo, álcool e vícios fez parte da SIPAT na ETE Potecas. Foto: Acervo CASAN.
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da ETE foi a responsável pela organização do evento. A comissão é formada por colaboradores e parceiros prestadores de serviços, que ajudam na fiscalização e cumprimento das regras no canteiro de obras. Durante a construção da nova ETE Potecas, outras ações foram promovidas com os trabalhadores, como o Setembro Amarelo (campanha de prevenção ao suicídio), cuidados com a saúde mental e assédio moral; prevenção ao câncer de pele; prevenção à dengue no canteiro de obras e Semana do Meio ambiente.
Sobre a ETE Potecas
A construção da nova ETE Potecas é um dos maiores projetos de saneamento em andamento no Estado. A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual ETE com sistema de lagoas de estabilização. Com investimento total de R$ 270 milhões, a unidade terá capacidade para atender mais de 300 mil habitantes na primeira etapa, podendo chegar a mais de 400 mil com ampliação das redes de coleta. A CASAN trabalha para iniciar a operação no primeiro semestre de 2026.