Tampas de esgoto personalizadas marcam o cinquentenário da CASAN
Marcando a passagem dos 50 anos da empresa, que será celebrado em 2 de julho, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento começa a instalar tampas alusivas à data.
Produzidos em ferro fundido, os tampões trazem o numeral 50 de forma estilizada, com curvas no ritmo da água e suas gotas, tudo envolvido em meio a folhas que simbolizam o ambiente.
O número 5 tem o canto superior direito em formato de folha para realçar o papel ambiental da empresa, e o número 0 é acompanhado pelo respingo de gotas demarcando os 50 anos de atuação. 1971-2021. Os números 5 e 0 se entrelaçam, em formas curvas, significando o trabalho permanente em prol do saneamento.
As tampas têm duas serventias ao saneamento básico: nas ruas, servem como Poço de Visita (PV) para permitir a manutenção da rede coletora de esgoto; nas calçadas e passeios, geralmente em tamanho menor, são Caixas de Inspeção (CI), que marcam a conexão entre a rede de coleta coletiva e a instalação hidrossanitária dos imóveis.
Alguns tampões dos 50 Anos já têm sido identificados em ruas dos municípios onde a CASAN atua, mas o ato de lançamento ocorrerá em Ibirama, nesta quinta-feira, dia 13, onde o Governo do Estado e a Companhia entregam mais um Sistema de Esgotamento Sanitário, colocando a Estação de Tratamento em operação.
De agora em diante, cada município que colocar em operação um novo Sistema de Esgotamento Sanitário receberá, além da tampa dos 50 Anos, duas tampas personalizadas, desenhadas com aspectos locais específicos, ressaltando sua história, cultura, economia, pontos de atração ou outras particularidades que mereçam ser destacadas. “As tampas personalizadas representam, também, o nosso agradecimento aos municípios que percebem no saneamento básico a melhor forma de ampliar a saúde e a qualidade de vida de seus moradores”, diz a presidente Roberta Maas dos Anjos.
.jpg)
