Substituição de redes amplia pressão e vazão do abastecimento em Piratuba
Uma força-tarefa reunindo CASAN, Prefeitura Municipal e uma empresa terceirizada, com 13 técnicos, três caminhões-caçamba e três retroescavadeiras, está substituindo 2.300 metros de adutoras no Centro Histórico de Piratuba.
O plano de troca e deslocamento de redes faz parte do Programa de Repavimentação Asfáltica das antigas ruas de calçamento do Centro Histórico, promovido pela Prefeitura Municipal.
“Os serviços interferem no cotidiano da comunidade, mas é necessário para a interligação das adutoras”, diz o Secretário de Cidade e Desenvolvimento, Joelson Medeiros. “As obras vão melhorar a distribuição de água para a população”, complementa Vinícius de Bortoli, chefe da Agência CASAN.
Devido às interligações necessárias, o abastecimento teve de ser interrompido, sendo restabelecido nesta sexta-feira ao longo do dia.
Aproveitando que as vias serão remodeladas e repavimentadas, todas as redes foram retiradas do meio das ruas e sob residências e terrenos, sendo assentadas agora na área da calçada, o que facilitará futuras manutenções. Os diâmetros das adutoras foram aumentados, ampliando assim a vazão e a pressão do abastecimento para as partes mais altas e da área mais central. O próximo passo do Programa prevê a substituição de mais 2.500 metros de rede no Bairro do Balneário.
Ontem, quinta-feira, as obras com maquinário pesado se concentraram nas proximidades das ruas Domingos Benjamini, Leoberto Leal, Rua Antônio Ko Freitag, atingindo parcialmente a Rua Santa Catarina e parte da Rua das Flores. A Prefeitura tem feito a divulgação dos desvios de trânsito.
O prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile) lembra que embora traga inconvenientes na rotina e no abastecimento, temporariamente, a intervenção se faz necessária para melhorar os serviços de abastecimento, além de deixar a região preparada pala o início do asfaltamento do novo lote de ruas, que se inicia em breve.
