SES Saco Grande: CASAN promove mapeamento socioambiental no Bairro Saco Grande
Atividade visa conhecer as condições socioambientais e prestar informações sobre a obra que levará saneamento à região
A serviço da CASAN, agentes socioambientais visitarão o Bairro Saco Grande nesta quarta e na sexta-feira (1 e 3/09) para coletar informações sobre as condições ambientais e a realidade social e sanitária dos moradores da região que será beneficiada com a implantação de sistema de esgotamento sanitário. Os profissionais usam crachá identificando o trabalho para a Companhia e camiseta da construtora Itajui, que executa a obras do SES Saco Grande/João Paulo.
Por meio da aplicação de questionário será possível fazer o reconhecimento da área, atualmente sem infraestrutura de coleta e tratamento adequado, e comparar com os dados levantados após o sistema entrar em operação. A meta da Companhia é de que com a coleta e tratamento de esgoto sejam obtidas melhorias das condições ambientais dos córregos e rios que ainda recebem esgoto clandestino ligado às galerias de drenagem pública.
Devidamente identificados, os profissionais também prestarão informações sobre o andamento das obras e responderão as dúvidas da população a respeito do SES em implantação. Atualmente, as obras concentram-se na ETE Saco Grande/João Paulo que passa por ampliação da capacidade de vazão e modernização do tratamento. A ETE passará a operar em nível terciário, fazendo a remoção de nutrientes como fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica.
As ações de mapeamento estão programadas pelo plano de gestão ambiental do empreendimento e foram aprovadas junto ao IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina).
SES Saco Grande
O projeto vai permitir a implantação do sistema de esgotamento nos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, além do início de operação das redes de coleta já assentadas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.
O SES Saco Grande é uma obra da CASAN e do Governo do Estado de Santa Catarina, com investimento de R$ 103,7 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).