SÃO JOSÉ TERÁ AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIO
Além dos investimentos na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da região Continental de Florianópolis, cuja ordem de serviço foi oficializada na semana passada, a Casan, também em parceria com o governo federal, via PAC 2, já prepara a licitação para ampliação de idêntico sistema, no vizinho município de São José.
O processo esta em fase de atualização orçamentária junto ao agente financiador, a Caixa Econômica Federal, com investimentos previstos da ordem de R$ 6, 5 milhões, com a contrapartida de 32% da Casan. Após o processo licitatório, a previsão é de que as obras iniciem a partir do segundo semestre deste ano, com prazo de 18 meses para conclusão.
A ampliação do sistema atingirá os bairros Centro Histórico, Praia Comprida e Ponta de Baixo. Serão instalados 14 mil e 520 metros de tubulação, além da linha de recalque e construção de cinco estações elevatórias de esgoto, permitindo ligações domiciliares de 1.265 unidades e beneficiando 4.442 habitantes.
BACIAS URBANAS – Um outro projeto de ampliação do sistema de esgotamento de São José, denominado Bacias Urbanas, esta em fase de elaboração por empresa já licitada e contratada (AR Engenharia). Só para a elaboração do projeto executivo, o investimento é de R$ 1 milhão e 112 mil, também em parceria com o governo federal, via PAC 2 e Caixa Econômica Federal, com a contrapartida de 5% da Casan. Os bairros atendidos e constantes no projeto serão o Areias, Jardim Santiago, Ipiranga, Serraria, Morar Bem, José Nitro, Real Parque, Pedregal, Potecas, Forquilinhas, Flor de Nápoles, Picadas do Sul e Fazenda Santo Antonio.
O projeto executivo contemplará o traçado, dimensionamento e respectivo memorial descritivo de aproximadamente 400 quilômetros de rede coletora de esgotamento sanitário e solução de destino final do efluente coletado. Depois de concluído, a Casan buscará recursos para financiar a implantação da obra.
* Assessoria de Comunicação /Casan- 17/05/13