Profissionalismo, Sustentabilidade, Competência & Inovação Companhia Catarinense
de Águas e Saneamento
[16/07/2021 14:24]

SANEAMENTO EM FLORIANÓPOLIS Obras do SES Insular e SES Saco Grande/João Paulo avançam

 
Instalada em uma área protegida por um muro verde, a unidade terá sua capacidade ampliada de 296 litros por segundo para 612 L/s e totalmente modernizada, passando a tratar o esgoto em processo Terciário, que remove a matéria orgânica e também fósforo e nitrogênio.

 

Com maior capacidade, a ETE vai permitir a operacionalização da rede de coleta que já foi assentada nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal. E vai possibilitar também que novas redes sejam implantadas para atender os bairros José Mendes e Morro da Lagoa, beneficiando ao todo cerca de 225 mil moradores da Capital.

O valor total do empreendimento é de R$ 144,8 milhões, viabilizados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

 

SES Saco Grande/João Paulo

Na Região do Saco Grande, onde está em andamento a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos, a terraplenagem e os desmontes de rochas estão chegando ao fim, permitindo que ainda em julho se iniciem os trabalhos de fundação do Tanque de Aeração. Em agosto serão iniciadas as fundações profundas das demais unidades da nova Estação, com a execução das estacas tipo pré-moldadas centrifugadas.

 

A ampliação da ETE beneficiará com coleta e tratamento de esgotos os bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande e permitirá também a operação de redes já assentadas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, beneficiando mais de 33 mil pessoas.

 

Assim como a Insular, a ETE Saco Grande terá tratamento de esgoto em nível Terciário. O valor do investimento é de R$ 103,7 milhões, também obtidos em financiamento junto à JICA.

MAPA DO SITE