Reunião em Itá esclarece Sistema de Esgotamento Sanitário da CASAN
Em mais uma ação de divulgação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Itá, representantes da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) estiveram na Sede da Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (20). A reunião foi com lideranças da comunidade para discutir e esclarecer dúvidas sobre o serviço.
Durante o encontro, a assistente social Eliane Ferreira apresentou o trabalho de orientação que vem sendo feito com os moradores já contemplados pelo sistema e aqueles que devem receber a infraestrutura até o primeiro semestre de 2025, período em que as obras devem ser concluídas.
O chefe de Agência da CASAN em Itá, Edson Comin, destacou sobre o sistema e o tratamento através da moderna Estação implantada no Município e enfatizou a necessidade de evitar a conexão direta do esgoto das pias sem passar pelas caixas de gordura. Comin também alertou contra o descarte de resíduos sólidos na rede e a separação entre as redes pluvial e de esgoto. “Foi um momento muito importante com as nossas lideranças para esclarecer o funcionamento do sistema e que a Companhia está fazendo um investimento necessário para o futuro”, explica o chefe de agência.
Os presentes reconheceram a importância do Sistema de Esgotamento Sanitário para a cidade, e os benefícios para a saúde pública. Os representantes da CASAN de Itá também se colocaram à disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre a correta conexão ao sistema.
Fotos: Acervo CASAN
Como fazer a conexão
O trabalho de conexão pode ser executado em locais que já foram autorizados pela CASAN, por meio de aviso na fatura. A ligação pode ser feita pelo próprio morador ou por um profissional pedreiro, que deve buscar conhecimento e informações junto à CASAN. A Companhia reitera que após a finalização das obras haverá fiscalização nos imóveis para assegurar a adequação ao sistema, conforme as exigências legais. A Agência de Itá está localizada na Avenida Tancredo Neves, 328 - Sala 22, no Centro da cidade, com atendimento de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30.
O SES Itá está em operação há um ano, atendendo aos bairros São João e Floresta e em parte dos bairros Centro, Natureza e Vila Gerasul. A previsão é ampliar gradualmente as conexões nos próximos meses, visando atingir 70% da capacidade de operação da Estação de Tratamento. Com a expansão, o atendimento dos três últimos bairros citados será praticamente finalizado e as localidades de Pioneiros (100% do bairro), Mirante (90%) e Palmeiras (80%) também farão parte do Sistema.