Programa Esgotamento Sobre Rodas chega a Jaborá

Imagem: Prefeitura de Jaborá
Localizada no meio oeste, com aproximadamente quatro mil moradores, a cidade Jaborá será beneficiada com o Programa Esgotamento Sobre Rodas. Em colaboração com a Prefeitura Municipal, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está iniciando os trabalhos que vão permitir a coleta e o tratamento do lodo dos sistemas individuais das residências, em geral formados por fossa, filtro e sumidouro.
Com esse serviço será feita a limpeza periódica das fossas, garantindo que o esgoto seja tratado e volte ao ambiente sem comprometer a saúde pública. Neste primeiro momento, equipes da CASAN e da prefeitura farão uma vistoria para verificar se o imóvel está adequado a receber a limpeza da fossa. As vistorias serão iniciadas no dia 10 de novembro.
“É muito importante que as famílias recebam os técnicos que farão as vistorias, porque é essa avaliação que mostra se a residência pode ser beneficiada com o serviço”, explica Angela Aparecida Chinato, chefe da Agência Regional Meio Oeste da CASAN.
Os moradores podem esclarecer dúvidas ou buscar mais informações sobre o agendamento das vistorias na agência local da CASAN em Jaborá, na Rua Anesio Miotto, 32, Centro.
Implantado de forma pioneira no município de Descanso, extremo oeste, o Programa Esgotamento Sobre Rodas já chegou às cidades de Iraceminha, Iporã do Oeste e Mondai. E, ainda este ano, a estratégia deve ser expandida para os municípios de Belmonte, Bandeirante, Barra Bonita e Paraíso.
O novo serviço de coleta e tratamento de lodo avança ainda para a região do Vale do Itajaí, seguindo a meta da CASAN de beneficiar 140 cidades catarinenses de até 15 mil moradores. O objetivo é avançar na coleta e tratamento de esgoto e atender ao Marco Legal do Saneamento, levando em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a Companhia opera. Entre 194 cidades em que atua, 140 têm até 15 mil habitantes - um cenário de baixa densidade populacional, que torna, em muitos casos, inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.