Plano de Gestão garante responsabilidade socioambiental na ampliação da ETE Insular
Com 65% de obras concluídas na Estação de Tratamento de Esgotos Insular, na Capital, a CASAN prossegue as ações de controle ambiental para garantir a responsabilidade socioambiental do trabalho e a proteção do ambiente.
O Plano de Gestão Ambiental do empreendimento contempla supervisão e gerenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos e da construção civil, além de comunicação social voltada aos moradores das regiões beneficiadas.
O programa ainda prevê monitoramento ambiental da Baía Sul e do sistema de tratamento, para avaliar eficiência do sistema quando iniciar sua pré-operação.
São todas ações de proteção ambiental adotadas pela CASAN para prevenção de potenciais impactos dessa obra de grande porte para modernização da maior Estação de Tratamento de Esgotos de Florianópolis. Todas as ações são executadas conforme aprovação do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina).
O compromisso da Companhia com a conservação do ambiente está também na adaptação da ETE Insular para o processo de tratamento terciário, considerado o mais completo. Com a ampliação e as melhorias, o Sistema de Esgotamento Insular, responsável pela coleta e tratamento da região central da ilha, a infraestrutura terá capacidade para atender uma população de cerca de 225 mil pessoas, entre moradores e turistas, distribuídos em 12 bairros da cidade.
O investimento é superior a R$190 milhões, com recursos obtidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fotos:Acervo CASAN