[03/01/2022 14:56]
Operação Verão: ampliação da infraestrutura de saneamento traz segurança à temporada
Com planejamento ao longo do ano e investimentos estruturais, a CASAN manteve constante o abastecimento entre o Natal e o Ano Novo, período que historicamente apresenta o maior consumo de água em Santa Catarina.
O número de turistas, associado às altas temperaturas, se refletiu no consumo, que em algumas localidades chegou a ter um incremento de 100%. Os serviços foram mantidos com suporte de uma Operação Verão que recebeu investimentos de R$ 45 milhões, de Araquari a Passo de Torres, para garantir o atendimento de moradores e turistas.
“No litoral tivemos, em média, um incremento de produção e distribuição de água de cerca 50%, e não usamos todo o potencial disponível, com os reservatórios amanhecendo cheios todos os dias desde o Natal. Tivemos um pico de aumento de consumo de 100% em Garopaba e de 90% no Norte da Ilha, na noite da Virada, e os sistemas se mantiveram constantes”, informa o diretor de operação e expansão da Companhia, Pedro Joel Horstmann.
Em Florianópolis, um dos destinos mais procurados pelos turistas, o consumo de água registrou um aumento de 90% do sistema Costa Norte, que atende praias como Ingleses e Canasvieiras, e de 70% no sistema Costa Sul Leste, que que abastece desde o Pântano do Sul até a Barra da Lagoa. “A interligação de todos os sistemas que atendem a Capital ampliou a capacidade de operacionalização, trazendo mais tranquilidade para o abastecimento durante esse período”, complementa Horstmann.
Para Florianópolis também foi feito investimento no novo sistema de captação de água no Rio Cubatão, na perfuração de novos poços, além da instalação de uma quinta bomba na Estação de Tratamento de Água dos Ingleses e de um novo conjunto motobomba na Estação de Tratamento da Lagoa do Peri.
Em Garopaba, mesmo com o pico de 100% do aumento de consumo na noite do dia 31, não houve registros significativos de falta de água ou de queda de pressão. Apesar do alto consumo, os reservatórios se mantiveram acima dos 80%. Na cidade foram instalados novos poços para aumentar a capacidade do Sistema de Abastecimento. Também foram executadas readequações de redes de distribuição na região central e, em áreas mais distantes, como os bairros Palhocinha e Areias de Palhocinha, houve um incremento de mais de 50% na captação de água.
Em Laguna, outro destino de grande procura no verão, foi registrado um aumento médio de 50% no consumo de água. Além de melhorias nas redes de abastecimento, a cidade recebeu ampliações e manutenções no sistema de esgoto, principalmente na região do Mar Grosso. O Sistema de Abastecimento de Água passou por revitalização em Cabeçuda, Praia do Sol, Ponta das Laranjeiras e Itapiruba.
Em Balneário Piçarras a situação também foi considerada positiva, com atendimento de moradores e uma grande quantidade de turistas. A cidade recebeu uma ampla readequação das redes, o que melhorou o desempenho geral do sistema de abastecimento. A CASAN segue monitorando a situação dos rios, que estão prejudicados pela falta de chuvas. Para garantir o abastecimento está sendo utilizada a lagoa reserva de água bruta e será instalada emergencialmente uma nova adutora de 4,8 km para captar água em manancial alternativo.
A situação é semelhante em Barra Velha, onde o sistema deu conta da demanda. Uma obra importante foi a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), que aumentou em 50% a capacidade de abastecimento para a população. Em Araquari o sistema também respondeu positivamente e não foram registrados casos de falta de água.
Uma situação pontual exigiu atenção em Balneário Barra do Sul. A falta de chuvas, que compromete o manancial superficial e os principais poços de captação de água para a cidade, resultou na diminuição no abastecimento. Durante a madrugada de domingo foi recuperada a vazão do sistema, mas a situação segue monitorada, com ações para regularização gradativa no fornecimento de água.
“Nosso pedido é de que a água seja usada de forma econômica em todas as cidades, especialmente neste período de verão, para que possamos continuar a garantir os serviços de abastecimento e de coleta e tratamento de esgotos da melhor forma possível, tanto para moradores de Santa Catarina como para os turistas que visitam nosso estado nesta temporada”, ressalta o diretor operacional da CASAN.


Fotos: Acervo CASAN