Obras de saneamento em ritmo acelerado em Criciúma
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma na Grande Próspera e Bairro São Luiz seguem em ritmo acelerado. Na Grande Próspera, os trabalhos estão 90% concluídos, faltando a conclusão da Estação de Tratamento (ETE) e de algumas elevatórias, as unidades que bombearão o esgoto para a unidade onde será depurado.
Na ETE da Vila Selinger, onde será tratado o esgoto da Grande Próspera, o índice é de 70% de execução, com praticamente toda a parte física pronta. Está faltando para o término da ETE a instalação dos equipamentos e a urbanização do local. Já as elevatórias são praticamente uma das últimas ações feitas pela empreiteira. Uma delas está sendo construída no bairro Argentina e deve ser concluída em duas semanas.
A previsão é de que a etapa da Grande Próspera esteja 100% concluída no primeiro semestre de 2021, quando os moradores serão autorizados a fazerem as ligações na rede.
Ligações domiciliares no São Luiz
No bairro São Luiz, as frentes de trabalho estão em fase da colocação da rede coletora e a instalação das caixas de inspeção para as ligações domiciliares. As obras estão 70% executadas, faltando algumas ruas como a Carlos Pinto Sampaio e a Santos Dumont, que também passa por obra de pavimentação da Prefeitura de Criciúma.
A rede de esgoto do São Luiz terá o destino final na Estação de Tratamento do Bairro Santa Luzia, que já comtempla o Centro de Criciúma e está em ampliação. Assim como na Região da Grande Próspera, moradores do São Luiz deverão ser orientados a providenciar a ligação ao sistema de esgoto da CASAN no ano que vem.