Obras de modernização do Sistema de Abastecimento de Rio do Sul prosseguem na Região Central
Com frentes de trabalho na Rua Carlos Gomes, Centro de Rio do Sul, a CASAN está dando continuidade ao projeto de modernização e setorização do Sistema de Abastecimento do município.
As obras incluem também entroncamentos de rede, travessias de pista e a ligação da nova tubulação a passagens aéreas já executadas nas Pontes Curt Hering e Waldemar Bornhausen.
Com a ligação desta adutora ao barrilete (conjunto de tubulações de distribuição) implantado na Praça Eng. Baungarten (Praça da Figueira), a obra trará um ganho imediata na capacidade de fornecimento de água e na segurança operacional do sistema.
“A desativação de redes antigas que estavam sob a pista e a setorização são ações estratégicas para a regularidade do abastecimento e a redução de perdas, pois ocorrendo uma ruptura em determinado trecho temos como isolar e realizar o conserto sem afetar uma grande região da cidade”, explica o engenheiro da CASAN Fernando John Roesner.
“É a implementação de um novo modelo de gestão que trará mais qualidade de vida aos moradores de Rio do Sul e que atende o que está previsto no Contrato de Programa firmado com o Município de Rio do Sul”, complementa o chefe da agência local, André Ledra Zagheni.
Com a conclusão da etapa na Região Central será possível distribuir água de forma controlada por macromedidores para outras áreas, de acordo com critérios definidos em estudos técnicos.
O conjunto de obras vem sendo executado desde meados do ano passado, com previsão total de investimento de R$ 2,9 milhões em equipamentos, intensificação da macromedição (monitoramento de volumes distribuídos) e controle de pressão, entre outras ações.
Os trabalhos avançam o projeto de setorização do Sistema de Abastecimento de Rio do Sul, trazendo mais condições de monitoramento, controle de vazão e de perdas.
Fotos: Acervo CASAN