[08/07/2025 08:19]
Obras de ampliação e modernização da ETE Insular seguem avançando na capital
.jpeg)
Foto: Acervo CASAN.
As obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, principal ETE de Florianópolis, seguem avançando com a construção das novas estruturas de depuração.
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) trabalha para conclusão de sete estruturas, sendo que quatro delas já estão em fase final de construção civil, com a última etapa de concretagem concluída. As unidades em etapa final são a casa de sopradores e biofiltros, o tanque de contato de cloro, o tanque de adensamento de lodo e a caixa divisora de fluxo.
Também estão em estágio avançado o reservatório de geocálcio, o reservatório de cloreto férrico e o reator MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor), onde acontecerá o tratamento biológico do esgoto.
Além disso, neste início de julho a Companhia concluiu a instalação de três tanques para o armazenamento de produtos químicos utilizados em diferentes etapas do tratamento do efluente sanitário.
As obras na ETE Insular vão possibilitar o aumento da capacidade de depuração da estação em quase três vezes a capacidade atual, com vazão máxima prevista para 612L/s. A ETE Insular também terá uma tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que garante a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado.
O investimento é de R$ 245 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
.jpeg)
(1).jpeg)
Fotos: Acervo CASAN.