Obras da nova ETE Potecas completam 500 dias sem acidentes de trabalho
Os trabalhadores da obra da Nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas comemoraram 500 dias sem acidentes de trabalho. Desde o início do empreendimento, um dos maiores de esgotamento sanitário em Santa Catarina, nenhum trabalhador foi afastado. O marco foi comemorado com um café da manhã, distribuição de brindes, agradecimentos, fotos com a faixa da conquista e discursos emocionados. Aproximdamente 60 trabalhadores atuam nas obras da CASAN.
A conquista demonstra que ações de prevenção, somadas ao trabalho dos engenheiros, técnicos de segurança e trabalhadores estão gerando resultados positivos. “Organizamos esse momento de comemoração pois é um ganho de toda equipe, que devemos a cada uma das pessoas que atua nesta grande obra”, destaca Walzenira Silva, coordenadora de segurança do trabalho.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), formada por colaboradores e parceiros prestadores de serviços, também fiscaliza o cumprimento das regras. “Estamos sempre reforçando orientações sobre altura, atenção aos riscos, uso de equipamentos, além de limpeza, pois um ambiente limpo e organizado também ajuda a evitar acidentes. É uma turma grande e a gente tem que estar sempre orientando”, explica Flaverton Tiago Lucas, mestre de obra e um dos integrantes da Comissão.
Além de contar com o suporte de ações realizadas pelos técnicos de segurança, todos os trabalhadores passam por treinamentos de integração de segurança e meio ambiente, recebendo as informações de possíveis riscos no desenvolvimento de suas atividades.
O programa de segurança no trabalho é apenas um dos diversos em andamento em conjunto com as obras da nova unidade. Com investimento previsto de R$ 270 milhões, as obras da CXASAN são acompanhadas por um Programa Socioambiental para diálogo e orientação da população, Programa de Controle Ambiental com monitoramento de aves e animais, assim como emissão de fumaça de máquinas e veículos e de gases, além de medição, acompanhamento e gestão de ruídos, entre outros.
A nova ETE Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.
O investimento previsto é de R$ 270 milhões, para atendimento de uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com ampliação das redes de coleta. Moradores da parte continental de Florianópolis e de São José serão beneficiados.
Fotos: Acervo CASAN