Obra da nova ETE Potecas completa mil dias sem acidentes de trabalho
Foto: Acervo CASAN.
Cerca de 90 trabalhadores celebraram a marca de mil dias sem acidentes de trabalho nas obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José. A conquista foi comemorada com um almoço para toda equipe, agradecimentos, faixa da conquista e depoimentos emocionados.
Desde o início da construção da nova ETE Potecas, uma das maiores obras de esgotamento sanitário em Santa Catarina, nenhum trabalhador foi afastado por acidentes de trabalho.
“Alcançar mil dias sem acidentes nesta obra é um marco que reflete o comprometimento com a segurança, prevenção e a conscientização de cada funcionário. Mais do que um número, é a prova de que é possível construir com qualidade, sem abrir mão da vida e do bem-estar de todos os envolvidos. Segurança para nós é prioridade e deve estar presente em cada etapa dessa obra”, destacou a engenheira de segurança no trabalho, Karine Silva Corrêa.
Além de contar com o suporte de ações realizadas pelos técnicos de segurança no trabalho, como o Diálogo Diário de Segurança, todos os trabalhadores passam por treinamentos de integração de segurança e meio ambiente, recebendo as informações de possíveis riscos no desenvolvimento de suas atividades.
Em seu discurso, Walzenira Silva, Técnica de Segurança do Trabalho, falou sobre o orgulho de anunciar a conquista. “Esse resultado é fruto de um trabalho sério, diário e coletivo, com foco na prevenção, no cuidado com a vida e no cumprimento rigoroso das normas de segurança. Tenho orgulho de cada passo dado com responsabilidade, diálogo e compromisso com a vida”, disse a Walzenira.
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) também foi fundamental para essa conquista. A comissão é formada por colaboradores e parceiros prestadores de serviços, que ajudam na fiscalização e cumprimento das regras no canteiro de obras.
“As reuniões da CIPA foram importantes para discutir e implementar melhorias, garantindo segurança e conforto aos nossos trabalhadores. Buscamos constantemente as melhores formas de prevenir acidentes, mantendo sempre um olhar atento aos riscos iminentes na obra. É com o apoio e o empenho conjunto que conseguimos construir um ambiente de trabalho seguro e, consequentemente, uma obra sem acidente”, disse o presidente da CIPA, Antonio de Souza.
Nova ETE Potecas
A nova ETE Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final. A Companhia trabalha para entregar a nova unidade no final deste ano ou início de 2026.
Fotos: Acervo CASAN.