[19/07/2021 08:07]
Novo desmonte de rochas dá continuidade às obras na ETE João Paulo/ Saco Grande
Nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21, serão realizados novos procedimentos de desmonte de rochas para dar prosseguimento à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Saco Grande, localizada no Bairro João Paulo, em Florianópolis. As duas ações serão realizadas às 16h.
Para garantir a segurança da população, a Guarda Municipal interromperá o tráfego na Rodovia João Paulo, próximo à entrada da ETE, na altura do número 2848, durante a operação. Na primeira fase do procedimento, o trânsito foi interrompido por 30 minutos e pode ser desviado para a Rua Des. Alves Pedrosa e Rua Jorn. Alírio Bossle.
Em junho foi realizada a primeira etapa dos desmontes a fim de preparar o terreno para a fundação da nova estrutura. A operação do mês passado durou cerca de 20 minutos e ocorreu dentro da segurança planejada, gerando baixo ruído sonoro e nenhuma emissão de fumaça ou poeira. Apenas em uma das quatro detonações a vibração do solo foi perceptível.
O procedimento de desmonte tem sido realizado com a técnica indicada para áreas sensíveis e de alta urbanização, gerando baixo nível de vibração e baixa emissão de pó.
Autorizada pela Prefeitura Municipal e pelo Exército Brasileiro, a operação prevê também medidas de controle para garantir a segurança dos técnicos envolvidos e a mitigação de eventuais danos ambientais. Uma camada de solo de abafamento é utilizada para reduzir os ruídos ao máximo e impedir o lançamento de pedras. A área mais próxima da detonação será isolada.
Vistorias Cautelares
Vistorias cautelares dos imóveis localizados nas proximidades da ETE Saco Grande/João Paulo foram realizadas em maio. A vistoria cautelar é um procedimento de segurança necessário para resguardar o direito dos moradores. O perito emite um laudo sobre a situação do imóvel que pode ser usado como documento legal caso seja identificado algum dano material causado pelo empreendimento.
SES Saco Grande
A ampliação da ETE Saco Grande possibilitará a implantação do sistema de esgotamento nos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande e o início da operação das redes já assentadas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, beneficiando mais de 33 mil pessoas.
A ETE Saco Grande/ João Paulo terá um sistema de tratamento de esgoto em nível terciário, capaz de remover fósforo e nitrogênio do efluente final tratado.
O Sistema de Esgotamento - SES Saco Grande é uma obra da CASAN e do Governo do Estado de Santa Catarina que visa expandir o saneamento ambiental em todo o Estado.
O valor do investimento é de 103, 7 milhões de reais com recursos financiados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Até o momento, foram investidos pela companhia cerca de R$ 2,6 milhões.