Mutirão do Trato por Criciúma reforça fiscalização em imóveis sem inspeção desde 2022
.jpeg)
Com o trabalho da equipe de seu Programa Trato por Criciúma, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou um mutirão voltado aos imóveis que, desde 2022, não realizaram contato para agendamento ou inspeção da rede coletora de esgoto.
A ação prevê a entrega de um terceiro comunicado, caracterizado como pré-aviso da Vigilância Sanitária, alertando sobre as medidas que poderão ser adotadas em caso de ausência de retorno. Agendamento pode ser feito por telefone ou WhatsApp (48) 3413-6410.
O trabalho é realizado de forma integrada entre a CASAN, com seu programa Trato por Criciúma, e a Vigilância Sanitária do município. Após o novo comunicado, caso o responsável pelo imóvel não faça o agendamento da vistoria gratuita, a Vigilância poderá retornar ao local para fiscalização e emissão de auto de infração, conforme a legislação vigente.
De acordo com a engenheira Tatiana Gomes Wessler, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma, o objetivo da ação é garantir a correta destinação do esgoto, evitando problemas ambientais e de saúde pública. “Nosso foco é orientar e dar a oportunidade para que o morador regularize a situação de forma gratuita. A inspeção é técnica, simples e permite identificar irregulares que possam estar prejudicando o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário operado pela CASAN”, explica.
Segundo Tatiana, o mutirão busca alcançar imóveis que não atenderam aos comunicados anteriores. “Já realizamos dois contatos ao longo dos últimos anos. Agora, estamos reforçando a importância do agendamento, pois, após este pré-aviso, a Vigilância Sanitária poderá aplicar as medidas previstas em lei”, complementa.
Inspeção Gratuita
Durante a inspeção, a equipe técnica realiza testes com corante nos pontos hidráulicos do imóvel para verificar se o esgoto está sendo direcionado corretamente à rede coletora da CASAN e se não há ligação irregular de água da chuva no sistema sanitário. O serviço é gratuito e inclui orientações sobre adequações necessárias.
“A regularização é uma responsabilidade coletiva. Quando o imóvel está adequado, contribuímos para a preservação do meio ambiente, para a saúde pública e para a qualidade de vida de toda a cidade”, reforça a engenheira.
Agendamento pode ser feito por telefone ou WhatsApp: (48) 3413-6410
Resultados obtidos desde o início do programa (2022):
- Imóveis vistoriados: 7.082
- Imóveis inicialmente regulares: 2.017
- Imóveis regulares após vistoria: 3.079
- Total de regulares: 5.096
- Imóveis ainda irregulares: 1.986
- Esgoto que deixou de ser lançado no ambiente sem tratamento: 330.000.000 milhões de litros (Equivalente a aproximadamente 22.000 caminhões limpa-fossa com 15.000 litros cada).
.jpg)
Acervo CASAN