Muro Verde na Lagoa da Conceição está em fase de conclusão
Seguindo o Plano de Recuperação Ambiental da Lagoa da Conceição, estão na fase final as obras do talude de contenção no local onde as dunas deslizaram durante as chuvas de janeiro de 2021.
O investimento da CASAN nas melhorias junto à Lagoa de Evapoinfiltração (LEI) que recebe o efluente tratado do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição é superior a R$ 6 milhões.
De acordo com o engenheiro Douglas Zimmermann Melo, estão sendo concluídos os trabalhos de reforço dos taludes naturais e, nesta semana, deve ser iniciada a proteção externa do talude artificial, o Muro Verde.
Com sete metros de altura, a contenção foi feita com a tecnologia de solo reforçado, estruturando uma face composta por pedras. Uma parede externa vegetada vai integrar a obra com a paisagem natural. A obra é realizada pela empresa Dang Engenharia, do Paraná, vencedora de licitação, e foi aprovada pela FLORAM.
A CASAN também já concluiu a etapa de dragagem do material lamo-arenoso do fundo da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI). A recuperação da capacidade de infiltração está em andamento por meio de estudo geotécnico e balanço hídrico da área, que permitirão uma avaliação sobre as entradas e saídas de água nesse ambiente.
Outra importante ação é a implantação do sistema de tratamento terciário na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Lagoa da Conceição. Os trabalhos estão avançados, e a meta é de que a unidade passe a funcionar dessa forma neste primeiro semestre de 2022. A mudança da tecnologia de tratamento vai aumentar a eficiência do processo de depuração, permitindo a remoção de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, do efluente final que é lançado na Lagoa de Evapoinfiltração.
Fotos: Acervo CASAN