Mais de três mil moradores já receberam orientações sobre a nova ETE Potecas
Como parte do Projeto Socioambiental da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José, a CASAN já realizou mais de 3.500 visitas nos bairros próximos às obras. O objetivo é orientar os moradores sobre a ampliação e modernização da unidade. O trabalho socioambiental prevê a visitação de mais de 11 mil residências.
Moradores dos bairros Potecas, Alto Potecas, Alto Forquilhas, Bairro Real Parque, Ipiranga, Ceniro Martins, Caminho das Flores, Alta Vista, Altos de Potecas e Recanto na Natureza receberam orientações e esclareceram dúvidas com profissionais que trabalham a serviço da CASAN.
Além das visitas nas casas, a equipe também realiza o diálogo em reuniões com mordores de apartamentos e condomínios dos bairros próximos à ETE Potecas. A equipe do Projeto Socioambiental é formada por uma Assistente Social, um Técnico de Saneamento e um estagiário de Engenharia Sanitária e Ambiental, que atualmente realizam novamente visitas em casas que não tinham alguém para a conversa na primeira tentativa.
“A gente desenvolve o diálogo com os moradores explicando que a CASAN está construindo uma nova estação de tratamento de esgoto, que essa estação vai gerar um grande benefício, que é a solução do problema de mau cheiro na região, pois vai contar com uma tecnologia mais moderna”, explica o técnico em saneamento, Marco Antônio.
As ações buscam informar associações, instituições de saúde e educação sobre os avanços dessa que será uma das maiores ETEs de Santa Catarina, além de reforçar os benefícios da coleta e tratamento de esgoto para a saúde pública e a conservação do ambiente. A Unidade de Saúde Ceniro Martins, no bairro Forquilhas, e a Unidade Básica Parque já receberam a equipe. Na reunião com os profissionais de saúde foi também apresentado o plano de gestão ambiental das obras, o projeto da nova Estação de Tratamento de Esgoto e seus benefícios.
Associações de moradores dos bairros próximos à Nova ETE Potecas também participaram das reuniões, receberam informações e puderam esclarecer dúvidas.
Nova ETE Potecas
A nova ETE Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.
O investimento previsto é de R$ 270 milhões, para atendimento de uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com ampliação das redes de coleta. Moradores da parte continental de Florianópolis e de São José serão beneficiados.
Fotos: Projeto Sociambiental ETE Potecas/Acervo CASAN