[31/01/2021 13:00]
Lagoa da Conceição: cenário já é outro na Servidão Manoel Luiz Duarte
Seis dias depois do acidente na lagoa de efluente tratado localizada junto às dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o cenário é bastante diferente.
A água que escorreu foi sugada, as ruas estão sem lama, as redes de drenagem foram desentupidas e os entulhos foram recolhidos. Camadas de terra e de brita melhoram o aspecto dos pátios.
Neste domingo, o trabalho na Servidão Manoel Luiz Duarte, a mais afetada pelo alagamento, foi de ações mais leves e pontuais, como recolhimento de lixo, varredura e limpeza mais fina das ruas. Amanhã o trabalho prossegue.
O objetivo da Companhia é deixar a área afetada pelo deslizamento da lagoa de evapoinfiltração igual ou até melhor do que estava antes do acidente.
Além das empresas convocadas emergencialmente para a reconstrução da Servidão Manoel Luiz Duarte, e que trazem maquinário especial, desde segunda-feira passada, dia do deslizamento, cerca de 200 funcionários da Companhia participam voluntariamente do mutirão, ajudando a limpar pátios, recolher entulhos, fazer faxina interna nas residências, recuperar piscinas e confortar moradores.
O Centro de Operações que a CASAN instalou no local terça-feira oferece atendimento médico, social e psicológico, além de disponibilizar produtos de limpeza, materiais para curativos caseiros, além de marmitas, lanches, frutas e água. O local também concentra as doações que chegam à empresa ou via Defesa Civil, como roupas, colchões e utensílios domésticos.
Em paralelo às ações de limpeza e atendimento aos moradores, desde o início da semana técnicos da CASAN, em conjunto com a Agência Reguladora ARESC, fazem coletas diárias na Lagoa da Conceição e no entorno com o intuito de monitorar a qualidade da água nos diversos parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental.
Fotos: Acervo CASAN