Lagoa da Conceição: CASAN inicia recuperação da Lagoa de Evapoinfiltração
A presidente da CASAN, Roberta Maas dos Anjos, visitou as obras que estão sendo feitas para a recuperação da Lagoa de Evapoinfiltração do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (22). Acompanhada pelo diretor de Operações e Expansão da CASAN, Joel Horstmann, o vereador Renado Geske, o intendente da Lagoa Alexandre de Jesus, e o engenheiro Douglas Zimmermann Melo, o grupo conferiu os trabalhos que estão sendo feitos no delta e na própria lagoa.
As operações integram o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) que a Companhia vem planejando e executando para a Lagoa da Conceição desde o deslizamento dos taludes de areia da unidade de evapoinfiltração que recebe o efluente tratado. O plano foi aprovado pela FLORAM por meio de Autorização Ambiental.
Neste momento, o trabalho está focado na dragagem para a retirada do material lamo-arenoso depositado no fundo da lagoa artificial, com objetivo de devolver a infiltração natural do terreno. Atualmente, além de comprometer a capacidade de infiltração do efluente tratado no solo, o material sedimentado ao longo dos anos reduz a capacidade de recebimento do efluente na lagoa.
O material retirado é colocado em geobags, grandes bolsas usadas em projetos de proteção ambiental e no gerenciamento de resíduos, para o desaguamento. Após o período de desaguamento, a CASAN encaminhará o material retido nos geobags para local adequado, devidamente licenciado, e fará toda a recuperação ambiental da área.
“É um trabalho que está sendo realizado para a segurança da população próxima à Lagoa de Evapoinfiltração e para a cidade como um todo”, destaca a presidente da CASAN, Roberta Maas dos Anjos, lembrando que as ações foram apresentadas aos moradores locais em reunião realizada antes do início dos trabalhos.
Por medida de segurança, toda a área no entorno da Lagoa de Evapoinfiltração foi demarcada com placas informativas. Por se tratar de uma área dentro do Parque Natural Municipal de Dunas da Lagoa da Conceição, unidade de conservação municipal de proteção integral, a CASAN solicita à população que não se aproxime do local onde serão efetuados os trabalhos de recuperação.
TRATAMENTO TERCIÁRIO
Outra obra ambiental na região em andamento é a alteração da tecnologia de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa da Conceição. Até o final do ano, a unidade estará utilizando o sistema de Tratamento Terciário, que aumentará a eficiência de tratamento com a remoção de nutrientes, como nitrogênio e fósforo.
A estrutura física para receber a transformação do processo de tratamento está em construção na ETE, próxima à lagoa artificial para onde é destinado o efluente tratado.
“Com a limpeza da LEI e a mudança no sistema de tratamento vamos melhorar a qualidade ambiental da região e garantir mais segurança ao sistema”, destacou o engenheiro Joel Horstmann, Diretor de Operação e Expansão da CASAN. O investimento da Companhia nestas ações é superior a R$ 6 milhões.