Laboratório de efluentes da CASAN recebe certificação
O Laboratório de Efluentes da Superintendência Metropolitana da Grande Florianópolis da CASAN recebeu a Certidão de Reconhecimento do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
O documento comprova perante o órgão ambiental e entidades externas que o laboratório segue a NBR ISO/IEC 17.025/2017, norma de padronização das atividades de ensaio e calibração.
A certificação emitida após auditorias na unidade demonstra que os resultados obtidos são confiáveis e seguem padrões internacionais de garantia da qualidade.
“A certidão é uma garantia de qualidade das atividades e do sistema de gestão laboratorial”, destaca o químico Felipe Rodrigues Alves dos Santos, chefe do Setor de Qualidade de Água e Esgoto da SRM.
Controle de qualidade e monitoramento ambiental
O Laboratório de Efluentes da SRM realiza 1.882 análises por mês para acompanhamento da operação de 13 Estações de Tratamento de Esgotos da Região Metropolitana: Canasvieiras, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Saco Grande/João Paulo, Parque Tecnológico, Insular, Potecas, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, José Nitro, Morar Bem, Val Paraíso, Portal do Ribeirão e mais a URA Beira-Mar Norte.
Também realiza o monitoramento ambiental da qualidade das águas das Baías Norte e Sul, dos rios do Braz, Capivari e Rio Tavares. Além disso, realiza análises que permitem o controle do lençol freático na região das ETEs Potecas, Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição.
Fotos: Acervo CASAN