[28/01/2026 12:59]
Itá se destaca na redução de perdas de água

Acervo CASAN
Com uma redução progressiva nas perdas de água, a agência da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em Itá vem se tornando uma referência. Entre 2023 e 2025, o município teve uma queda de 11% no índice de perdas, alcançando no ano passado a média de 13,72%. O índice médio de perdas nas cidades brasileiras é de 40%.
A melhoria que integra o Programa de Redução e Controle de Perdas da CASAN é resultado de um conjunto de ações. Entre elas, a renovação das redes de água, o geofonamento periódico para diagnóstico e conserto de vazamentos ocultos (aqueles que não afloram no terreno), o controle de pressão e o monitoramento constante.
A cidade também recebeu investimentos na setorização do Sistema de Abastecimento, o que permite a organização da malha de redes de distribuição de água em Distritos de Medição e Controle, permitindo um monitoramento mais preciso dos volumes produzidos, distribuídos e consumidos pela população. Com essa divisão também tem sido possível identificar de forma mais adequada onde estão ocorrendo perdas físicas (vazamentos) ou aparentes (fraudes, erros de medição), direcionando ações corretivas de forma assertiva.
Além disso, com recurso superior a R$ 200 mil, foram substituídos todos os hidrômetros na cidade, o que traz mais segurança à medição da água que chega aos consumidores e permite maior controle comercial para a agência.
Novos investimentos estão previstos para este ano. Entre eles, a instalação de sistema de telemetria para controle remoto do consumo nos Distritos de Medição e Controle. Serão também instados 18 novos macromedidores ultrassônicos em novas unidades.
"Temos muito orgulho desse trabalho e das melhorias para o abastecimento da população. Itá está se comparando a cidades de países de primeiro mundo, garantindo cada vez mais eficiência no abastecimento e colaborando com a qualidade de vida em nossa cidade”, destaca o chefe da agência, Edson Comin.
“Estamos passando por uma transformação do nosso sistema, que no passado tinha perdas muito maiores. Estamos colhendo resultados de investimentos contínuos e estratégicos, e contamos com um trabalho em equipe, de profissionais que vestem a camisa e fazem acontecer”, complementa Comin.