[21/06/2024 11:10]
Investimentos em saneamento básico fortalecem Programa Bandeira Azul em Balneário Piçarras
A ampliação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgotos em execução em Balneário Piçarras é um ponto forte da cidade que conquistou neste mês pré-aprovação do júri nacional do Programa Bandeira Azul para ampliar o trecho certificado para a Temporada 2024/2025.
O novo trecho que está recebendo investimentos da CASAN está localizado entre os Molhes Norte e Central, em região com sistema parcial de esgotamento sanitário em operação desde 2020. Todo esgoto coletado nos imóveis é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no bairro Santo Antônio, para que após a depuração volte à natureza dentro dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental.
A cidade tem ainda outros dois setores da praia (até o limite com o município de Barra Velha) pré-aprovados pelo programa de certificação ambiental e sustentabilidade, onde também já há obras de ampliação para o tratamento. Neste momento, a CASAN vem ampliando a rede de tratamento de esgoto justamente em parte do setor da orla entre o Molhe Norte e a Rua Canto do Sol.
“São investimentos que vão elevar o percentual de coleta e tratamento de esgoto para quase 40% do município, contribuindo diretamente com a balneabilidade da orla da cidade, que poderá obter a certificação deste selo e impulsionar ainda mais seu turismo de verão”, destaca o engenheiro sanitarista e ambiental, especialista em Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário e Sistemas de Abastecimento de Água, Everson da Silva Antunes, da empresa Econsult Group, que desenvolve Projeto Sovioambiental em Piçarras a serviço da CASAN. .
Everson destaca ainda que o “oceano é diretamente beneficiado pelo tratamento de esgoto devido à redução da carga poluente transportada pelos rios que deságuam nele. A diminuição do aporte de nutrientes, matéria orgânica e contaminantes do esgoto tratado contribui para a preservação da qualidade da água e dos ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos”.
A pré-aprovação do novo setor da orla de Balneário Piçarras reflete um acréscimo de 22% no trecho da praia, que poderá passar a ter 85% ostentando a Bandeira Azul. Serão 5,7 quilômetros com a azulada bandeira. “O crescimento do Bandeira Azul, que é uma certificação internacional, vai além da qualidade de água, mas também a mobilidade. a questão da de toda a infraestrutura”, cita o secretário de Turismo, João Sensi.
O resultado final da pré-aprovação ocorre em 1º de novembro, após reunião do júri internacional do Bandeira Azul, em Copenhague, na Dinamarca. Para cumprimento das exigências do programa internacional de qualidade, é necessário – entre situações de infraestrutura da orla – manter a praia própria para banho e realizar atividades de educação ambiental.
INFORMAÇÕES ONLINE
Para o recebimento semanal de informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9.