Governador inaugura cinco novos reservatórios da CASAN em Rio do Sul com capacidade para 1,2 milhão
Acervo CASAN
O Governador Jorginho Mello inaugurou na manhã deste sábado (11) cinco novos reservatórios em Rio do Sul. Feitos de aço inoxidável, eles estão instalados nos bairros Bela Aliança (250 mil litros), Boa Vista (200 mil litros), Canta Galo (250 mil litros) Rio Lontras (300 mil litros) e Santa Mônica (200 mil litros). A cerimônia aconteceu no Centro de Inovação Norberto Frahm e contou com a participação do presidente da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Edson Moritz, o diretor administrativo Natan Monteiro, o diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann e o prefeito José Eduardo Rothbarth Thomé.
"A história da CASAN vem ao encontro do que nós estamos fazendo hoje. Obras bonitas que vão dar suprimento de água. Assumi um compromisso de não privatizar a empresa, mas os funcionários têm que fazer mais. Espero que a gente possa ter harmonia e tranquilidade para que a CASAN possa exercer seu papel em todos os municípios. O governo do estado não vai mais colocar dinheiro na CASAN todo mês como se colocava no passado. Agora ela tem que caminhar com as próprias pernas e os seus funcionários têm que ter muita responsabilidade", pontuou o governador.
"A preocupação do governador é dar a maior proteção possível para todas as pessoas dessa região. Estamos inaugurando cinco novos reservatórios de água contemporâneos, com nova tecnologia, que além de dar segurança à região vai permitir também que no eventualidade do enchente a qualidade de água seja mantida", destacou Moritz.
"Nós agradecemos a CASAN hoje pelo anúncio dos investimentos das cinco novas estações de reservação de água em bairros importantes na nossa cidade, bem como a substituição da rede que está acontecendo no bairro Jardim América na área central da nossa cidade. São obras importantes que aumentam a capacidade de abastecimento a nossa população e com isso com certeza a qualidade de vida nosso povo de Rio do Sul", agradeceu o prefeito Thomé.
Os cinco reservatórios têm um investimento somado de aproximadamente R$ 7 milhões. Juntos, eles poderão abastecer cerca de 15 mil moradores de Rio do Sul (20% da população da cidade) e 6,5 mil de Lontras (50% da população). Os bairros contemplados com essa melhoria no abastecimento foram Bela Aliança, Bremer, Boa Vista, Canta Galo, Matador, Rainha, Santana, Santa Mônica e Loteamento Rio Lontras.A Companhia fez o investimento levando em consideração os locais mais críticos de abastecimento e a expansão urbana do município.
A CASAN também investe atualmente no assentamento de 8,1 km de novas redes de água para Rio do Sul e Agronômica. Em Rio do Sul, 3,5 km estão sendo instalados na região central e outros 4 km levarão a água para a região do presídio da cidade. Em Agronômica, a rede de 600 metros finalizará a interligação de reservatórios ao sistema de abastecimento. As tubulações têm maior resistência e a instalação está sendo feita próxima ao passeio, para não atrapalhar o trânsito em caso de futuros consertos.Já no setor de esgoto, a CASAN opera desde o ano passado a sua estação de tratamento. Atualmente, as ligações estão permitidas para o bairro Canta Galo. O sistema tem capacidade para atender futuramente 50% dos moradores, se estendendo aos bairros Boa Vista, Canoas, Centro, Eugênio Schneider, Fundo Canoas, Jardim América, Laranjeiras, Progresso e Santana. O investimento total foi de R$54 milhões.