Funcionários da CASAN que atuaram no Rio Grande do Sul são homenageados
Os colaboradores da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) que se dedicaram por mais de 15 dias para garantir o retorno do abastecimento na enchente no Rio Grande do Sul foram homenageados nesta semana em Florianópolis. Ao todo, 11 funcionários receberam placas do presidente Edson Moritz e da Diretoria da Companhia, no auditório da Matriz.
”Essa é uma homenagem singela, mas o trabalho que vocês fizeram é grandioso”, frisou o presidente Moritz. “Podem ter certeza que a impressão digital de todos vocês está lá no apoio prestado aos nossos irmãos gaúchos. Vocês são a ponta firme da CASAN e esse espírito serve de inspiração para nós”.
Os colaboradores que receberam a placa são da área técnica de diferentes regiões: Almir Rogério, Heron Lourival, Leonardo Teodoro, João Paulo Viola, Nikolas Guckert Arantes, Willian Baesso, Leandro Delfino, Reginaldo Darabas, Domingos Amilton Brito, Silvano Ramos Nunes e Maicon Dione Clarinda.
Para o operador de equipamento pesado Maicon Dione Clarinda, o trabalho mostrou a resiliência da equipe da Companhia. “O sentimento era de não querer sair até resolver todo o problema principal da falta de água”, explica. “E realmente, a nossa equipe se engajou desde o primeiro momento até a água chegar na torneira das pessoas. O sentimento é de dever cumprido com essa homenagem e a imagem da empresa reconhecida nacionalmente.”
Em seu depoimento, o técnico em mecânica Silvano Ramos Nunes estendeu a homenagem aos outros empregados que colaboraram com o estado vizinho, mesmo distantes. “A gente se sente grato por ter colegas que ficaram desempenhando o nosso trabalho aqui e de todo modo, ajudaram com doações e suporte, dando apoio pra gente”.
Segundo o técnico em mecânica Almir Rogério, o apoio da diretoria e das gerências operacionais foi fundamental para a ação lá. “A situação enfrentada foi muito caótica, mas graças ao apoio conseguimos implantar ações de manutenção bem direcionadas. Foi muito gratificante ver o pessoal comemorando quando o abastecimento voltou e agora nos sentimos honrados com essa homenagem”.
Fotos: Acervo CASAN.
Apoio da CASAN no abastecimento
As ações da CASAN no Rio Grande do Sul começaram com o envio de uma equipe de eletromecânica de Criciúma para Canoas, no dia 5 de maio. Os funcionários levaram um equipamento de motobomba e mais três bombas de dragagem para reativar a Estação de Tratamento de Água, alagada pelas cheias. A ação foi elogiada pelo prefeito Jairo Jorge nas redes sociais.
Equipe da CASAN em Canoas. Foto: Acervo CASAN.
Na mesma semana, a Companhia também enviou enviou 152 mil litros de água em caminhões-pipa. A água foi levada com o Exército e com a Prefeitura de Criciúma para a região metropolitana de Porto Alegre, como forma de garantir o abastecimento de forma emergencial nas regiões com tratamento colapsado.
CASAN fornece água em caminhão-pipa do exército. Foto: Acervo CASAN.
Mas a ação mais duradoura de uma equipe da CASAN em solo gaúcho aconteceu na retomada da atividade da Estação de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A Estação enviava água para o tratamento e colaborava diretamente com o abastecimento de 150 mil pessoas, incluindo o Centro Histórico e cinco hospitais. Com as enchentes, motores foram danificados e a Estação foi alagada.
Graças ao apoio de seis colaboradores e dois caminhões munck, a área foi drenada, equipamentos foram consertados e dois novos motores levados e instalados para recuperar a vazão de água do local. A ação foi feita em colaboração direta com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). O diretor geral do departamento, Maurício Loss, agradeceu nominalmente o apoio logístico e de pessoal da CASAN, descrito como “fundamental para que o sistema Moinhos de Vento fosse recuperado”.
Funcionários atuando na instalação de motor de bombeamento. Foto: Acervo CASAN.
Foto: Acervo CASAN.