[08/04/2019 07:58]
Floripa Se Liga Na Rede orienta comerciantes do Mercado Público sobre boas práticas em saneamento
Cartão Postal de Florianópolis sofreu com extravasamentos de rede no último Verão devido a inadequações nas caixas de gordura de bares e restaurantes e no uso inadequado das instalações hidráulicas
O Floripa Se Liga Na Rede, programa da Prefeitura de Florianópolis e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), promoveu palestra sobre boas práticas no descarte de efluentes para donos de bares, restaurantes e peixarias do Mercado Público. Realizada na quinta-feira, dia 4, na sede da Associação dos Concessionários do Mercado Público, o encontro foi encerrado com a entrega de um documento contendo resultados das fiscalizações feitas durante o verão nas ligações de esgoto do complexo turístico.
Ministrado pelo engenheiro sanitarista da CASAN, Francisco Pimentel, a apresentação abordou a legislação vigente, as responsabilidades do poder público e da iniciativa privada quanto ao Sistema de Esgotamento Sanitário, bem como os impactos que irregularidades nas ligações hidrossanitárias causam ao meio ambiente e ao funcionamento da rede coletora.
"Esse curso integra uma série de ações de aproximação entre a CASAN, a Prefeitura e o Mercado Público, buscando evitar extravasamentos na rede, um problema que afugenta o público frequentador e arranha a imagem de nosso cartão-postal", comentou Pimentel, chefe da Agência Florianópolis.
Um dos pontos destacados na palestra foi a importância do cuidado com a caixa de gordura, principal problema encontrado em fiscalizações feitas em dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Dos 49 estabelecimentos vistoriados, 26 possuíam alguma irregularidade e todos necessitavam aumentar a frequência na limpeza do dispositivo responsável por impedir que a gordura caia na rede, gerando entupimento e extravasamento dos poços de visita, principalmente quando o movimento é mais alto.
Representante da Associação dos Concessionários do Mercado Público, Simone Aparecida Amaral acredita em melhores resultados a partir de agora.
"Tenho certeza de que essas orientações vão servir de grande ajuda no dia a dia do Mercado. O caminho é a conscientização e a prevenção", disse.
Uma nova força-tarefa de fiscalização no Mercado Público para avaliar os resultados do trabalho de Verão e a conscientização está marcada para ocorrer nas próximas semanas, em abril ou maio.