Florianópolis: obras de esgoto da CASAN beneficiam comunidade do Bairro José Mendes
Moradores do Bairro José Mendes, na região central de Florianópolis, começaram esta semana a receber obras que ampliarão as condições de saneamento. Os trabalhos integram o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular (SES Insular) da CASAN.
A primeira etapa de instalação de redes coletoras de esgoto contemplará servidões, travessas, escadarias e ruas estreitas, com a execução de 2,6 km de rede (veja localidades abaixo).
O trabalho será executado manualmente, ou com a utilização de máquinas leves, já que o acesso de caminhões e escavadeiras não é possível nas vias estreitas do bairro. As equipes trabalharão nos dias úteis, das 7h às 17h. Os acessos serão mantidos para não interromper o trânsito na comunidade.
Agentes do programa socioambiental do SES Insular comunicarão os moradores previamente sobre a data de início em cada uma das vias. Os agentes também estarão à disposição para esclarecer dúvidas ou compartilhar informações a respeito do sistema.
SES Insular
O assentamento de rede coleta de esgotos no José Mendes é simultâneo às obras de modernização da Estação de Tratamento de Esgotos Insular, localizada na entrada da cidade.
A ampliação da unidade beneficiará os bairros Itacorubi, Jardim Anchieta, Pantanal, Parque São Jorge e parte do Córrego Grande, onde a rede de esgotos já instalada poderá ser colocada em operação. No Bairro José Mendes e no Morro da Lagoa, que ainda não possuem redes, as tubulações serão assentadas. O valor total do projeto é de R$144,8 milhões, com parte dos recursos financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
José Mendes
Localidades beneficiadas nesta primeira etapa
Travessa Thiago Marques, Servidão Manuel Laurindo, Serv. Santa Clara, Serv. León Emílio Portela, Serv. Nila Pereira de Souza, Serv. Walter Richter, Rua Aníbal Nunes Pires, Serv. João Honorato Soares, Rua São Judas Tadeu, Rua Prof. Maria Júlia Franco, Serv. João Rosa de Freitas e Serv. Oadi Marcelino.