Florianópolis: novas concretagens aceleram construção da ETE Insular

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realizou uma nova operação de concretagem para acelerar o andamento da construção das novas estruturas da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, principal ETE de Florianópolis, localizada no aterro da Baía Sul.
A estação está em obras de ampliação e modernização que incluem a construção e a reforma estrutural de unidades de tratamento, além da adequação do processo de depuração do esgoto a uma tecnologia mais moderna, que permitem aumentar a eficiência da decomposição de matéria orgânica.
A operação utilizou cerca de 33m³ de concreto para execução das vigas e bases dos biofiltros, que serão responsáveis pelo tratamento de odores da estação, além das estruturas de sustentação do prédio de desaguamento e adensamento mecanizado de lodo, unidade responsável pelo tratamento da fase sólida do efluente sanitário.
As obras de modernização e ampliação vão possibilitar o aumento da capacidade de depuração da ETE Insular em quase três vezes a capacidade atual, permitindo que novas regiões do Centro e bacia do Itacorubi sejam beneficiadas pela infraestrutura, como os bairros José Mendes, Jardim Anchieta, Parque São Jorge e partes do Córrego Grande e Pantanal que possuem a rede de coleta instalada mas que ainda não estão em operação. As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento de R$245 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
.jpeg)
Acervo CASAN