Florianópolis: moradores visitam canteiro de obras do Sistema de Esgoto Saco-Grande/João Paulo
Um grupo de moradores de Florianópolis, do Bairro João Paulo, realizou neste mês de abril visita técnica ao canteiro de obras montado junto à Estação de Tratamento de Esgotos Saco Grande.
A unidade será ampliada para atender seis bairros localizados às margens da SC-401 (Saco Grande, Monte Verde, João Paulo, Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa).
Durante a visita, os moradores esclareceram dúvidas e receberam informações sobre o processo de tratamento que será adotado na ETE que passará por ampliação e modernização.
Engenheiros da CASAN, do consórcio SanCatarina, responsável pela fiscalização do empreendimento, e da construtora Itajui Engenharia de Obras atenderam os moradores. O encontro foi realizado por intermédio do vereador Marcos José de Abreu (Marquito).
Aproximação com a comunidade
Ao longo das fases de implantação e pré-operação do sistema, diversas ações socioambientais serão realizadas para informar a comunidade sobre as etapas e cronogramas da obra, seus benefícios para a região e para a cidade. O objetivo da Companhia é manter um canal de diálogo aberto com a comunidade.
Estudos Ambientais
Um dos principais questionamentos da comunidade foi em relação à divulgação dos Estudos Ambientais. A CASAN reforça que o Estudo Ambiental Simplificado (EAS) realizado para obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP) e Licença Ambiental de Instalação (LAI), emitidos pelo IMA, está disponível na seção de destaque que a CASAN preparou para o SES Saco Grande em seu site.
Na seção é possível ter acesso aos detalhes do projeto e aos programas ambientais desenvolvidos para mitigar os danos ambientais. Devido ao tipo do empreendimento, não foram exigidos Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) pelo órgão de fiscalização ambiental.
O EAS pode ser consultado através do link: https://www.casan.com.br/ckfinder/userfiles/files/Documentos_Download/S00117-00-8X-RL-1000-0B(1).pdf
Fotos: Acervo CASAN.