[01/07/2024 09:02]
Florianópolis: CASAN promove atividade de conscientização sobre poluição de plástico na ETE Insular
Buscando a conscientização e o compartilhamento de informações sobre cuidados ambientais, a CASAN vai promove nesta segunda-feira (01) uma atividade de conscientização sobre a poluição de plástico com os trabalhadores das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis. A atividade integra os chamados diálogos de meio ambiente, e tem como objetivo incentivar boas práticas e mudanças de comportamento entre as equipes de trabalho.
O plástico é considerado um dos principais materiais poluidores do meio ambiente. No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, são produzidas cerca de 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, sendo que apenas 1,28% desse total é reciclado. A maioria segue para aterros sanitários ou é descartada de forma irregular, indo parar em rios e oceanos e se tornando uma ameaça para fauna aquática, além de causar prejuízos para pesca, turismo e outras atividades econômicas. A principal forma de reduzir a ameaça do plástico ao meio ambiente é a implementação de processos eficientes de reciclagem e a redução do consumo, evitando o uso desnecessário, como no caso de materiais de uso único, exemplo dos canudos e copos descartáveis.
Nas obras da ETE Insular, são aplicadas medidas de gerenciamento dos resíduos com normas para segregação, armazenamento e destinação correta dos materiais. Do montante dos resíduos produzidos pelas atividades de obras, mais de 28 mil toneladas (34%) foram encaminhadas para reciclagem ou passaram por algum processo de reaproveitamento, incluindo blendagem para coprocessamento, rerrefino de óleo e recuperação energética. Outra parte dos resíduos passa por processos de tratamento (65,91%). Esses procedimentos são importantes pois permitem a diminuição da extração de recursos naturais, além do prolongamento da vida útil dos aterros sanitários. Apenas 0,02% é considerado rejeito e por isso encaminhados a aterros industriais ou sanitários. Os rejeitos não podem ser reutilizados devido à ausência de tecnologias viáveis para reciclagem ou de algum método de reaproveitamento aplicável.
Fotos: Projeto Socioambiental das obras de ampliação da ETE Insular /Acervo CASAN