Florianópolis: CASAN continua trabalhando para avanço das obras na ETE Insular
As obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, maior ETE de Florianópolis em execução pela CASAN, continuam avançando com a fundação das novas estruturas que vão possibilitar a duplicação da capacidade atual de depuração.
Atualmente estão sendo executadas as fundações do tanque de aeração (reator MBBR), decantador secundário e casa de sopradores, estruturas construídas para dar apoio a um novo sistema de tratamento. O processo atual, de lodos ativados com aeração prolongada, será adaptado ao MBBR/reator de biofilme de leito móvel, que garante maior eficiência à decomposição da matéria orgânica. Após a finalização das estacas, será iniciada a execução dos blocos e a preparação para o início da fase civil da obra.
O aumento da capacidade de tratamento da ETE Insular vai possibilitar a expansão da rede de coleta e tratamento nos bairros da região central da Ilha e bacia do Itacorubi. Os bairros José Mendes e Morro da Lagoa serão beneficiados com obras de implantação de rede de esgoto, enquanto Itacorubi, Jardim Anchieta, Parque São Jorge, Pantanal e Córrego Grande, que já possuem a tubulação coletora instalada, poderão fazer a ligação à rede pública de esgotamento com a integração do sistema.
A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Insular tem investimento total de R$ 144,8 milhões, com recursos garantidos pelo Governo do Estado e CASAN junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Acervo CASAN