Estudantes participam de “aula prática” na Estação de Tratamento de Esgotos dos Ingleses

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) no Ingleses recebeu estudantes da Escola Básica Osmar Cunha, de Canasvieiras, em mais uma ação de educação ambiental.
A atividade integra as ações do programa Trato pela Costa Norte, voltado à fiscalização, orientação técnica gratuita e diálogo com a comunidade para valorização do saneamento.
A turma formada por 17 alunos foi acompanhada pelas professoras Júlia Maria Smeck, auxiliar de atividades de ciências, Roseli Brusque Zmorzynski, supervisora, e Denize das Graças Aldrighi, regente. Profissionais da CASAN, e da JPR Ambiental, empresa que executa o Trato pela Costa Norte, proporcionaram uma vivência sobre o caminho da água até as torneiras e o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.
“É muito interessante poder conversar com os estudantes sobre nosso trabalho, que envolve desde a origem da água que chega às torneiras e o processo inverso: o que acontece com o esgoto após sair das residências, até seu retorno seguro ao meio ambiente”, explica Vitor Goulart Vieira, que atua no Setor de Operação e Manutenção de Esgoto da CASAN.
Os estudantes, com cerca de 11 anos, conheceram de perto o funcionamento do sistema de tratamento de esgoto, tema que vem sendo trabalhado em sala de aula e serviu de base para a elaboração de maquetes apresentadas na Feira de Ciências da escola. Durante a visita, ficaram surpresos com a diferença de cor entre a água que chega com o esgoto e a coloração clara após a depuração.
"Essas visitas permitem que os estudantes entendam, na prática, o valor do tratamento de esgoto e se tornem multiplicadores do cuidado com o meio ambiente”, avalia o engenheiro da JPR Ambiental e coordenador do projeto Trato pela Costa Norte, Tiago Contarato Trés.
“A educação ambiental na infância é essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Iniciativas como essa ajudam as crianças a entenderem a importância do destino correto do esgoto e do descarte adequado do lixo, estimulando desde cedo o respeito pelos recursos naturais e hábitos sustentáveis”, complementa a educadora ambiental da JPR Ambiental, Aline A. Grezele.


Imagens: Trato pela Costa Norte / Acervo CASAN