[18/11/2025 09:02]
Estudantes aprendem sobre saneamento em estação de tratamento de esgoto

Para conhecer de perto o processo de depuração de esgoto, essencial para a conservação ambiental e a saúde da população, estudantes da Escola Básica Osmar Cunha, de Canasvieiras, participaram de uma atividade prática na Estação de Tratamento dos Ingleses.
Essa é a segunda turma do 5º ano da escola de Florianópolis a visitar este ano a unidade operada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). A atividade integra o programa Trato pela Costa Norte, que executa fiscalização, orientação técnica gratuita e diálogo com a comunidade para valorizar o saneamento.No total, 25 estudantes participaram da visita, conduzida pelos técnicos da CASAN Matheus Mangini Moreira e Maristela Cechinel Gonçalves, com o apoio da equipe do Trato pela Costa Norte. Durante a atividade, os estudantes com cerca de 11 anos conheceram todas as etapas do tratamento de esgoto, passando por todos os equipamentos que garantem o funcionamento da estação.
"É muito gratificante ver os estudantes conhecendo de perto o processo que garante que o esgoto possa voltar à natureza sem comprometer o solo, o mar ou as praias. Essas visitas despertam o interesse pelo cuidado com o meio ambiente e transformam as crianças em multiplicadoras de boas práticas em suas comunidades", destaca o engenheiro da JPR Ambiental e coordenador do programa, Tiago Contarato Trés.
Lançado em março de 2024, o Trato pela Costa Norte atua de forma contínua na educação sanitária e ambiental, com inspeções de imóveis e orientações sobre ligações irregulares nos bairros da Região Norte de Florianópolis. O programa já executou mais de 5 mil vistorias, em áreas como Ingleses, Rio Vermelho, Canasvieiras e Jurerê. Além do suporte técnico gratuito às famílias, a iniciativa promove ações de conscientização para garantir um litoral mais limpo, seguro e sustentável.


Fotos: Acervo CASAN / Trato Costa Norte