Estruturas da Estação de Tratamento de Esgotos de Ingleses evoluem
As obras da CASAN de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses-Santinho, em Florianópolis, avançam em diferentes frentes: instalação da rede coletora e emissários, em ruas dos dois bairros, e construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Nesta segunda-feira (21) foi concretada a laje de um dos dois decantadores da ETE, sendo necessários 15 caminhões de concreto (cerca de 120 m³).
A construção dos decantadores segue em paralelo à do tanque de aeração, cujas paredes ainda serão elevadas em mais 90 cm, chegando a quase 6 metros de altura.
Depois dessa etapa, vêm as fases de acabamento e impermeabilização da estrutura (que é a maior da ETE, com área de 1.656 m²), para posterior instalação dos rotores. Esses equipamentos são responsáveis por “transferir” o Oxigênio (O²) da atmosfera para o esgoto dentro do Tanque de Aeração, estimulando as reações biológicas que resultam na depuração. A ETA está com cerca de 30% das obras executadas.
Evolução da obra nas ruas
Ao longo desta semana, há frentes de serviço do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela CASAN para executar as obras do SES Ingleses-Santinho) trabalhando na Rua Recanto do Sol e na Avenida Brisamar (ingleses Norte), na Travessa Nildo Neponoceno Fernandes (situada na região conhecida como “Curva do S”), que tem ligação com a Estrada Dário Manoel Cardoso e com a Rodovia João Gualberto Soares, e na Servidão do Jura (ambas na região do Sítio de Baixo).
Até o momento, 53,58 Km de rede coletora de esgoto já foram instalados em vias nos bairros de Ingleses e Santinho, e com isso o percentual de execução de rede coletora chega a 79%do total previsto no projeto (aproximadamente 68 km). E de um total de 5.800 caixas de inspeção (CIs), quase 4.200 já foram instaladas.
O projeto
As obras de ampliação da rede de esgotamento sanitário Ingleses e Santinho são viabilizadas a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis. O projeto está recebendo investimento de R$ 94,5 milhões, valor financiado junto à Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA).