Estação Verão: CASAN faz visita técnica em Garopaba e Passo de Torres
Novo reservatório em Passo de Torres. Foto: Acervo CASAN.
O diretor de Operação e Expansão da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Pedro Joel Horstmann, visitou nesta quinta-feira (19) os municípios de Garopaba e Passo de Torres, no Litoral Sul. O objetivo foi verificar a infraestrutura implantada para atender o crescimento da demanda e reforçar as orientações para as equipes que trabalharão durante os feriados de Natal e Ano Novo.
A CASAN investiu nos últimos anos mais de R$ 6 milhões em melhorias no abastecimento de água de Garopaba, com novas estruturas para beneficiar moradores e turistas. Na região central da cidade, estão em etapa final as obras de novas Estações de Recalque de Água Tratada e de uma nova Estação de Água Tratada, já em testes de operação. O tanque de contato da nova ETA, onde a água captada em poços recebe cloro e flúor, já trará reforço no abastecimento nesta temporada, com 30% a mais de reserva para a região Central.
Diretor Pedro Joel Horstmann e o chefe de Agência Carlos Rodrigues conversam em meio às obras em Garopaba. Foto: Acervo CASAN.
As melhorias prosseguem com a instalação de um novo reservatório de aço vitrificado com 750 mil litros para o Bairro Limpa e outros dois reservatórios de concreto com capacidade para 500 mil litros cada, instalados no Centro e no Bairro Ambrósio. A região da Gamboa também receberá um reservatório.
Nova ETA em Garopaba. Foto: Acervo CASAN.
Passo de Torres
Localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Passo de Torres também recebeu a visita do diretor de Operação e Expansão da CASAN. A oitava cidade que mais cresceu proporcionalmente no Brasil, segundo o Censo de 2022, tem recebido investimentos estruturais em seu sistema de abastecimento.
Entre eles, um novo reservatório de aço e revestimento epóxi com capacidade para 2,5 milhões de litros para abastecer toda a cidade; um novo reservatório de aço inoxidável de 200 mil litros para a região de Bella Torres; e uma Lagoa de Água Bruta com reserva de até 6 milhões de litros, que já vai operar nesta temporada.
Foto: Acervo CASAN.