Esclarecimento sobre o Projeto Rio Biguaçu
Diante de dúvidas e mal-entendido surgidos após a veiculação de notícia sobre o Projeto de Captação no Rio Biguaçu, a CASAN vem a público esclarecer os propósitos do investimento que está previsto no Sistema de Abastecimento de Água do município.
Quando o Projeto estiver em operação, o município de Biguaçu, que hoje é ponta de rede no Sistema Integrado da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SIF), passará a ser centro de captação e de consumo de água, com abastecimento local em maior quantidade, solucionando dificuldades históricas de alguns bairros.
A cidade de Biguaçu é atualmente considerada "ponta de rede" porque é a mais distante do ponto de captação e da Estação de Tratamento, que está localizada em Palhoça. O Projeto, portanto, pretende mudar esse cenário geográfico para beneficiar principalmente os moradores de Biguaçu, com água suficiente para abastecer toda a população, prevendo inclusive o crescimento vegetativo do município pelos próximos 30 anos com o incremento de 900 litros/segundo.
Essa água não será transportada para Florianópolis, mas aliviará o Sistema Integrado (SIF) - por isso, provavelmente, o ruído na interpretação da notícia veiculada.
Com valor estimado inicialmente entre R$ 50 milhões a R$ 70 milhões, o Projeto Biguaçu está em fase final de formatação e deverá ser liberado para licenciamento ambiental e processo licitatório a partir de 2021, em alinhamento com a Prefeitura Municipal. Bairros de São José localizados na divisa com Biguaçu também poderão ser abastecidos por esta nova captação.
INVESTIMENTOS RECENTES
Ao mesmo tempo em que ressalta a importância de Biguaçu para o Sistema CASAN, a empresa lembra que está com importantes e recentes investimentos no sistema da cidade, como as ampliações e substituições de redes de distribuição na Treze de Maio, na Sete de Setembro, no Bairro Boa Vista e em mais 20 outras ruas do município. Em breve, a Companhia instalará um segundo reservatório no Bairro Janaína, com capacidade de 2 milhões de litros, investimento que também contribuirá para resolver dificuldades no abastecimento local.