[23/02/2021 16:40]
Esclarecimento - Imagens de vídeos não têm relação com sistema de esgoto da Lagoa nem com acidente
A respeito de vídeos distribuídos em grupos de WhatsApp sobre o aspecto da água da Lagoa da Conceição e a mortandade de peixes constatada por pescadores, a Companhia esclarece que desde o dia 16 de fevereiro monitora especificamente a região filmada, próxima ao Trapiche do Terminal Lacustre. Com base nas avaliações técnicas, a Companhia descarta qualquer relação da água túrbida e da mortandade com o Sistema de Esgotamento Sanitário da Barra da Lagoa.
Na rua que dá acesso à Estação de Tratamento (ETE) percebe-se que, recentemente, máquinas abriram uma grande vala para drenar o terreno que estava alagadiço devido às chuvas. Barqueiros do terminal disseram aos técnicos da CASAN, sem comprovar, que a Polícia Ambiental teria interrompido a operação dessas máquinas. Mesmo assim, constata-se que foi de fato aberta uma vala, criando um fluxo direto em direção à lagoa. Percebe-se também que a escavação movimentou uma grande quantidade de sedimentos, o que explicaria o impacto visual da água observado nos vídeos.
A Companhia assegura que a Estação de Tratamento Barra da Lagoa e o emissário terrestre condutor de esgoto estão operando normalmente, sem qualquer anomalia ou alteração.
Link para acesso de vídeos: https://friz.casan.com.br/download?id=b918a0926497620ce6ede0449213d9bf0055d8e23022021