Dia Mundial do Meio Ambiente: plano de investimentos da CASAN avança esgotamento sanitário em SC
Santa Catarina possui em execução um pacote de obras em uma área estratégica para conservação ambiental: o esgotamento sanitário. O processo de ampliação dessa infraestrutura faz parte do Plano de Investimentos da CASAN, que prevê recursos de R$ 1,6 bilhão somente para a área de esgotamento sanitário. A meta é levar o Estado a um dos primeiros lugares do ranking nacional de saneamento. Atualmente o índice de cobertura com coleta e tratamento no Sistema CASAN é próximo de 30%.
No grande canteiro de obras espalhado pelo Estado estão em andamento trabalhos para implantação de redes coletoras, ligações domiciliares, estações elevatórias, emissários e estações de tratamento em diversos municípios catarinenses (veja abaixo). Em outros as obras foram entregues nos últimos anos e os sistemas estão em operação.
“Sabemos que ainda temos que avançar muito, mas é um conjunto histórico de obras que vai resultar em mais saúde e qualidade de vida aos catarinenses, e mais condições de desenvolvimento sustentável para os municípios”, diz o Diretor de Operação e Expansão da CASAN, engenheiro Fábio Krieger.
Essa infraestrutura que vai trazer mais qualidade de vida e saúde para a população, além de condições de proteção do ambiente. O descarte irregular de esgoto no ambiente é uma das principais causas de poluição nas cidades, no mar, nas praias, nos mangues, nos cursos d´água que deveriam ser preservados para servirem como mananciais para abastecimento público.
SISTEMAS RECENTES EM OPERAÇÃO
Araquari (Região Central)
Braço do Norte
Canoinhas
Catanduvas
Chapecó (ampliação para o bairro São Cristóvão)
Forquilhinha
Florianópolis (URA Beira-Mar)
Ituporanga
Laguna
Otacílio Costa
SISTEMAS EM OBRAS
Araquari (Bairro Itinga)
Balneário Barra do Sul
Balneário Piçarras
Criciúma (Projeto para a Grande Próspera)
Florianópolis (Ingleses-Santinho)
Florianópolis (ETE Sul da Ilha)
Ibirama
Indaial
Chapecó (bairro EFAPI)
Concórdia
Curitibanos
Garopaba
Ipira-Piratuba
Lauro Muller
Rio do Sul
São José (Centro Histórico e Ponta de Baixo)
EDUCAÇÃO PARA O SANEAMENTO
Ao mesmo tempo que trabalha na ampliação da infraestrutura de coleta e de tratamento de esgotos, a CASAN desenvolve ações de educação ambiental para preparar as comunidades para uso adequado e valorização desse serviço.
As ações são desenvolvidas por profissionais de seu quadro técnico, que formam o Grupo Multiplicadores Ambientais. As atividades podem ser solicitadas para serem desenvolvidas nas escolas e instituições. E também é possível agendar visitas às unidades de tratamento – tanto de água como de esgoto.
As solicitações podem ser feitas com preenchimento de formulário no site Trato pelo Saneamento (tratopelosaneamento.com.br/), ou pelo e-mail eduambiental@casan.com.br
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
É celebrado no dia 5 de junho e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que teve como tema central o Ambiente Humano. Todos os anos diversas organizações lançam manifestos e tomam medidas para relembrar a necessidade de preservação do meio ambiente.
Estação de Tratamento de Esgotos de Braço do Norte, entregue no final de 2017
Estação de Tratamento de Esgotos de Canoinhas, inaugurada no final de 2018, e o efluente que retorna ao ambiente depois do processo de depuração
Obras da Estação de Tratamento de Esgotos de Rio do Sul
Estação de Tratamento de Esgotos de Forquilhinha, também inaugurada em 2018
Esgoto que chega à Estação de Tratamento de Ituporanga
Efluente final, após a depuração na ETE Ituporanga. Fotos: Acervo CASAN