Dia Mundial do Meio Ambiente é tema de palestra na ETE Potecas
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em todo mundo neste dia 05 de junho, foi o tema de palestra com café da manhã para mais de 90 trabalhadores no canteiro de obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José. A data tem objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.
A engenheira ambiental Larissa de Andrade Gonçalves, que atua nos programas ambientais da nova ETE Potecas da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), explicou como funciona o novo sistema de esgoto e seus benefícios para o meio ambiente. “A gente está construindo uma obra totalmente voltada para o meio ambiente, uma Estação de Tratamento de Esgoto para preservar a natureza. Falamos sobre a importância que cada um tem nas suas atividades e como a nova ETE vai ser mais moderna, melhorando o meio ambiente, a qualidade dos rios e dos mares”, disse a engenheira Larissa.
Na conversa, os trabalhadores foram lembrados sobre os cuidados diários com reciclagem; limpeza das frentes de trabalho para não atrair animais como ratos ou animais peçonhentos; e a minimização no uso de materiais, seja na separação dos resíduos ou no aproveitamento de madeira, pregos e outros materiais. Outros procedimentos também foram abordados como os cuidados com vazamentos de óleo das máquinas e veículos, para que não contaminar o solo e o lençol freático; e os cuidados com os animais encontrados no canteiro de obras, com destaque para a sua importância no ecossistema e na preservação da Mata Atlântica.
A CASAN desenvolve outras ações voltadas à preservação do meio ambiente, como o monitoramento de emissão de fumaça de máquinas, veículos e de gases; monitoramento da fauna e flora; medição, acompanhamento e gestão de ruídos; monitoramento da qualidade da água do Rio Forquilhas e o acompanhamento da qualidade da água subterrânea. O objetivo das ações é assegurar que a construção ocorra de maneira responsável e sustentável.
Fotos: Acervo CASAN.