Dia Mundial do Banheiro: CASAN reforça movimento com Esgotamento Sobre Rodas

Representantes da CASAN e de prefeituras durante visitação à Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso. Foto: Acervo CASAN.
O acesso a instalações sanitárias seguras, foco do objetivo do Dia Mundial do Banheiro, é também o propósito da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) com a implantação do Programa Esgotamento Sobre Rodas. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data comemorada em 19 de novembro reforça a importância do saneamento básico e do acesso universal a instalações sanitárias seguras, fundamentais para a saúde pública e o meio ambiente.
“Levando em conta a característica de pequenos municípios de Santa Catariana e o desafio de atender a universalização preconizada pelo Marco do Saneamento, a estratégia da CASAN com o Programa Esgotamento Sobre Rodas é trabalhar com a limpeza constante das fossas nos imóveis, fazendo com que esse sistema individual de tratamento de esgoto de fato colabore com a saúde pública e a conservação do ambiente”, explica o engenheiro químico da CASAN, Alexandre Trevisan, que coordenada o programa.
Só nas primeiras semanas de novembro, representantes de 17 Prefeituras visitaram a Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) de Descanso. Nesta cidade do Extremo Oeste catarinense, o Programa Esgotamento Sobre Rodas foi implantado como piloto, e agora avança com coletas sendo executadas e o lodo sendo tratado nesta unidade-modelo.
.jpeg)
Os representantes conferiram o recolhimento de lodo em caminhões limpa-fossa. Foto: Acervo CASAN.
O programa já chegou também às cidades de Água Doce, Iporã, Mondaí e Jaborá. E no fim de novembro vistorias serão feitas em Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Paraíso (região próxima à São Miguel do Oeste) e Campo Erê, para verificar se os imóveis estão aptos a receberem a coleta de lodo. "Para que o programa e consequentemente o saneamento em Santa Catarina avance, é importante fortalecer a parceria entre a Companhia e as Prefeituras. A visita dos prefeitos e secretários na cidade de Descanso, onde estamos mais avançados, cumpre exatamente esse papel, de demonstrar o sucesso do projeto-piloto e alinhar como as ações serão implantadas nas demais cidades", complementa Trevisan.
Voltado para municípios com até 15 mil habitantes, que representam 140 dos 193 atendidos pela Companhia, o Esgotamento Sobre Rodas amplia a cobertura de saneamento de forma ágil, sustentável e adaptada à realidade de pequenas localidades, especialmente aquelas situadas em áreas rurais e com limitações operacionais. Até o fim de 2025, a meta é de que 60 municípios estejam integrados ao programa.
.jpeg)
Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso. Foto: Acervo CASAN.
.jpeg)
Caminhão limpa-fossa levando o lodo para a UGL. Foto: Acervo CASAN.