Curitibanos: Ligação correta do esgoto à rede coletora pode evitar transtornos futuros
Em breve os moradores de Curitibanos que serão beneficiados com o Sistema de Esgotamento Sanitário serão autorizados a fazer a ligação do esgoto produzido na residência até a Caixa de Inspeção (CI). Esta CI foi instalada em frente a cada casa atendida nesta primeira etapa da obra.
Para que o serviço não apresente problemas em seu funcionamento, a correta ligação e a conscientização da população é fundamental.
O primeiro alerta da Companhia é para que os oradores aguardem autorização para conexão ao sistema. Também é importante que o morador consulte o projeto hidrossanitário da residência, ou busque um profissional para verificar onde estão as tubulações de esgotos dentro de seu terreno, até a fossa, filtro e sumidouro.
Veja mais detalhes no Fôlder ´Se Liga na Redede Esgotos´
Água da chuva x esgoto
Um dos alertas da Companhia é para que a água da chuva (calhas e ralos externos) não seja direcionada à rede coletoras de esgotos. Quando as redes de drenagem e de esgotamento sanitário são interligadas indevidamente, aumentam as chances de extravasamentos na cidade.
A água da chuva deve ser direcionada às redes de drenagem, que são separadas das tubulações de esgoto. Essa conexão inadequada entre as duas redes tanto pode causar problemas nas residências, o que é um transtorno para o morador, como para o funcionamento das estações de tratamento, unidades fundamentais para que o esgoto seja depurado e possa voltar à natureza sem causar danos.
Outra orientação fundamental, de acordo com a Companhia, é que todas as residências possuam a caixa de gordura, para evitar que esse resíduo chegue às tubulações e provoque seu entupimento.
Mas é importante destacar que a ligação não está ainda autorizada, e moradores devem aguardar comunicado da Companhia para realizar essa conexão.
As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos estão próximas do fim. Os trabalhos estão concentrados na Estação de Tratamento e nas Estações Elevatórias. A expectativa é de que nos próximos meses o Sistema entre na sua fase de pré-operação, o que permitirá a conexão residencial à rede coletora.