Crianças de projeto social do Bairro Saco Grande participam de oficina sobre saneamento
Em mais uma ação de educação ambiental na área de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Saco Grande, em Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) fez uma nova oficina de saneamento com crianças na última segunda-feira (16). A atividade foi ministrada para 26 crianças entre 9 a 12 anos, que são atendidas pelo Conselho dos Moradores do Saco Grande (COMOSG), entidade comunitária que oferece atividades de cidadania, esporte e música para crianças e adolescentes no período de contraturno escolar.
"Essas oficinas são uma oportunidade de promover a conscientização das crianças sobre a importância do saneamento. Além disso, também desperta nelas o senso de pertencimento à comunidade e de responsabilidade para cuidarem do meio ambiente", explica a bióloga e Educadora Ambiental, Jessica Mancio, que participou das atividades.
O enfoque da oficina foi a importância da execução das obras de implantação da infraestrutura sanitária na região. Com o uso de uma maquete, os educadores ambientais ensinam as diferenças entre as redes de tubulações subterrâneas de drenagem pluvial e esgotamento sanitário.
Outro aspecto tratado foi o da contaminação da água. Nessa atividade, é utilizado iodo para tingir a água e representar a contaminação por esgoto doméstico no caso de ligações irregulares na rede pluvial. Já quando a mistura é aplicada nos tubos que correspondem às redes de coleta de esgoto, são aplicadas gotas de água sanitária para descolorir a mistura e demonstrar o tratamento do efluente.
As atividades de educação do Projeto Socioambiental das obras foram aprovadas pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de instalação do empreendimento. As obras de implantação do SES Saco Grande têm investimento total de R$ 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fotos: Acervo CASAN.