[18/11/2025 09:11]
Cresce o número de pagamentos por Pix em faturas da CASAN
.jpg)
Acervo CASAN
A facilidade dos pagamentos por meio do Pix vem ganhando cada vez mais adeptos. Desde que a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) passou a ofertar essa modalidade tanto nas faturas impressas, quanto pelo aplicativo CASAN, o número de adesões cresceu e já representa 33% dos pagamentos.
Segundo a gerente financeira Micheli Amaral Soares, o aumento reflete o compromisso da Companhia em oferecer mais praticidade e segurança aos consumidores. “O Pix trouxe agilidade ao processo de pagamento. É uma forma moderna, segura e instantânea de manter a conta em dia, com toda a credibilidade da CASAN garantida pelo sistema bancário oficial”, destaca Micheli.
Os pagamentos podem ser feitos escaneando o QR Code na fatura e usando o aplicativo da instituição bancária de preferência. Após a leitura, o recebedor deve ser identificado como Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, com o respectivo CNPJ e conta vinculada ao Banco do Brasil. Caso não apareçam essas informações, o consumidor deve interromper a transação e registrar o caso como fraude na Ouvidoria da CASAN, disponível no site www.casan.com.br.
O consumidor também pode quitar sua fatura utilizando o Portal de Pagamento da CASAN. O sistema oferece as opções de Pix, cartão de crédito (em até 24 vezes) e cartão de débito. Atualmente, 42 municípios atendidos pela Companhia contam com máquinas de pagamento nas agências, com as mesmas facilidades disponíveis no Portal.
Nos 24 municípios com maior demanda, há também Totens de Autoatendimento, que permitem consultar e quitar débitos. Em Florianópolis, dois totens estão instalados: um na Matriz (Rua Emílio Blum, 83) e outro na Agência do Centro (Rua Saldanha Marinho, 374).
O consumidor ainda pode consultar seus débitos e solicitar a segunda via da fatura por meio do WhatsApp da CASAN: (48) 3279-9100. Basta interagir com o atendente virtual, selecionar a opção desejada e informar o número do CPF ou CNPJ, além da matrícula do imóvel, localizada na parte superior da fatura. O mesmo canal também permite comunicar falta de água na unidade.