Contribuição Financeira Ambiental colabora com conservação do Parque do Peri e Lagoa da Conceição

O Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri e o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição recebem a partir deste mês Contribuição Financeira Ambiental da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). O recurso faz parte de um Termo de Compromisso assinado entre a concessionária de saneamento e a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), que administra essas unidades de conservação. Até fevereiro de 2027 aproximadamente R$ 2 milhões serão direcionados a estas unidades.
Remanescente de Mata Atlântica, com rica fauna e flora, o Mona da Lagoa do Peri garante a conservação da maior lagoa de água doce da costa catarinense, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 150 mil moradores dos bairros localizados no sul e leste da Ilha.
“A compensação ambiental representa o compromisso da CASAN com o meio ambiente e a sociedade, considerando que a Lagoa do Peri é um manancial essencial para o abastecimento de Florianópolis. Na Lagoa da Conceição, os valores destinados visam promover a preservação e estimular iniciativas voltadas à regeneração do ecossistema”, destaca a gerente de meio ambiente da Companhia, Andreia Senna Soares Trennepohl.
No caso da Lagoa da Conceição, a contribuição financeira é parte do processo de renovação da Licença Ambiental de Operação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Lagoa da Conceição. A atividade desempenhada pela CASAN se enquadra como utilidade pública, essencial para a preservação ambiental, saúde pública e bem-estar da comunidade local.
Melhorias Contínuas
Tanto no caso do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição como no Sistema de Abastecimento da Costa Sul/Leste, um conjunto de melhorias já foi executado pela CASAN, que prossegue com investimentos. Para o SES Lagoa, entre os exemplos estão a implementação do tratamento terciário, o mais completo para depuração do esgoto, a dragagem da lagoa de evapoinfiltração, estudos sobre a segurança dos taludes de dunas, o Plano de Recuperação da Lagoa (com ações que atualmente estão direcionadas à recuperação da vegetação de restinga), o Plano de Segurança da Barragem (PSB) e o Plano de Atendimento Emergencial (PAE), em desenvolvimento.
Implementação do tratamento terciário na Estação de Tratamento de Esgotos da Lagoa da Conceição e o trabalho para reintroduzir a biodiversidade nativa nas áreas de dunas no entorno da Lagoa de Evapoinfiltração estão entre as melhorias já executadas pela CASAN na região.
.jpeg)
Acervo CASAN.